Anuncie aqui
Anuncie aqui

Agosto Laranja: eventos e campanhas digitais marcam o mês de conscientização sobre esclerose múltipla

Brasil possui cerca de 35 mil pessoas diagnosticadas; Acredita-se que haja uma parcela subdiagnosticada.

Desde 2014, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a esclerose múltipla. O Agosto Laranja foi criado pela Amigos Múltiplos pela Esclerose com o objetivo de desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce. Com o apoio de empresas como Biogen, Roche, Novartis, Sanofi e Merck, o movimento vem ganhando cada vez mais relevância na sociedade civil, promovido também por outras organizações, pacientes, amigos e familiares.

Anuncie aqui

Com foco em ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doenças para que elas não sejam definidas e nem reduzidas a seus diagnósticos, desde 2014 a AME promove campanhas e eventos para informar o que é a doença e quais são os principais sintomas, gerando mais conhecimento e facilitando o diagnóstico precoce. Entre eles está o Pedale por uma Causa: um passeio ciclístico que, apenas em 2019, movimentou mais de 3.500 mil pessoas por 19 cidades no país.

“O Pedale por uma Causa é sempre um evento marcado por fortes emoções. Em todas as edições recebemos muitas pessoas que, ao chegarem, tímidos no evento, logo nos procuram para contar que tiveram o diagnóstico há pouco tempo, ou ainda, pessoas que têm o diagnóstico há anos e que nunca falaram abertamente sobre, mas ali, no evento, se abrem. A união das pessoas num evento descontraído, de esporte, de qualidade de vida, faz com que a doença seja mais um assunto entre tantos que surgem naquele momento. E as pessoas, com e sem diagnóstico, fazem um compartilhamento muito legal de histórias de vida”, conta Bruna Rocha, Vice Presidenta da AME.

A ONG se uniu também ao TikTok, em uma parceria inédita para marcar o Mês Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. Com o objetivo de levar entretenimento e informação sobre a doença aos criadores de conteúdo da plataforma, o TikTok ganhará uma versão mais alaranjada durante a campanha. Entre os dias 25 e 31 de agosto, a #AgostoLaranja estará disponível para os usuários aderirem e participarem ativamente da conscientização, contribuindo e mostrando seu apoio através do engajamento na causa.

Em sua 6ª edição, o Pedale por uma Causa 2020 terá o incentivo das empresas Roche e Biogen e acontecerá em uma versão online, com conteúdo de exercícios físicos interativo e que preza pela inclusão. O evento será transmitido em formato de live no Facebook no dia 30 de agosto, Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. É possível inscrever-se antecipadamente pelo link em anexo.

Sobre a doença

A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune que ataca as células do sistema nervoso central, causando lesões medulares ou cerebrais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 35 mil pessoas convivem com a EM no Brasil e acredita-se que exista uma parcela de pessoas subdiagnosticada. Os sintomas podem variar muito e incluem visão turva, perda de força nos membros, sensações de formigamento, instabilidade e fadiga. Para algumas pessoas, a EM é caracterizada por períodos de surtos e remissões, enquanto, para outros, ela tem um padrão progressivo.

Sobre a Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME)

A associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME)  é uma organização sem fins lucrativos. Tem como missão apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doenças, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos. Promove há 8 anos conscientização e dá apoio a pessoas que convivem com a doença. Trabalha para fortalecer o diagnóstico precoce e defende o tratamento adequado e para ampliar a qualidade de vida de pacientes, seus amigos e familiares.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

UESCA convoca associados para eleição e reestruturação da Diretoria Executiva

Reunião extraordinária do Conselho Deliberativo e Assembleia Geral acontecem no dia 19 de novembro, com pauta voltada à eleição...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trem atinge caminhonete em Itirapina e casal fica ferido no interior...

Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (13); motorista ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Brotas. Um grave acidente foi...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Campanha de doação de medula continua neste sábado em Rio Claro

Após 320 cadastros na sexta-feira, ação segue no Grêmio com meta de alcançar mil doadores em apoio à pequena Lorena   A mobilização em torno da...
Anuncie aqui