Anuncie aqui
Anuncie aqui

Primeiro final de semana de junho com frio no centro-sul

Primeiro final de semana do mês com destaque para o ar seco sobre muitas regiões do Brasil. As temperaturas continuam bem baixas entre madrugadas e manhãs, sobre o Sul, Sudeste e até mesmo no Centro-Oeste do país.

Anuncie aqui

No sábado (03), o dia começa com formação de nevoeiro no leste de São Paulo, inclusive na capital, parte do estado do Rio De Janeiro, Zona da Mata Mineira e no nordeste de Minas Gerais.

O risco para geadas ainda continua alto tanto no sábado, quanto no domingo (04), sobre a Região Serrana de Santa Catarina, parte do sul do Paraná e na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas.

Chuva aumenta no sul do Rio Grande do Sul

Com a passagem de uma frente fria sobre o oceano, as condições de chuva aumenta já no final do sábado sobre o sul do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha, mas não há grandes alertas para estas áreas.

A maior parte do Sul do Brasil vai ter predomínio de sol, quase sem nebulosidade, céu azul e tempo firme. A umidade, aumenta em parte do Centro-Oeste e há previsão de chuva localizada ao longo do final de semana sobre o norte e oeste de Mato Grosso, mas não há risco de chuva volumosa, enquanto na região de Cuiabá e nas demais áreas, seguiremos durante estes próximos dias com tempo firme e seco, com baixos índices de umidade relativa do ar.

Atenção para baixa UR

Com a falta de chuva e o tempo aberto, os índices de umidade relativa do ar voltam a entrar em declínio no decorrer deste final de semana sobre muitos estados do centro-sul do país. Interior de São Paulo, noroeste e Triângulo de Minas, estados de Goiás, região do Distrito Federal, sul e leste de Mato Grosso e grande parte do estado de Mato Grosso do Sul, podem registrar índices inferiores a 30% durante as tardes no decorrer destes próximos dias, além do noroeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Maranhão e o estado do Tocantins.

O impacto do ar seco na saúde

O ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas. Mucosas ressecadas são mais sensíveis e por isso ficam sujeitas a irritações, principalmente se as coçarmos. Mucosas ressecadas também são mais suscetíveis a microferidas, que as deixam mais vulneráveis à penetração de vírus e bactérias, que podem desenvolver infecções de intensidade variada. Além disso, a maioria dos vírus e bactérias sobrevive por mais tempo em ambiente seco.

Por isso no inverno o contágio de gripes e resfriados é mais comum. Com o ar seco, infecções oportunistas também são mais comuns, como conjuntivites. As doenças alérgicas do trato respiratório também são facilitadas e ambientes mais poeirentos incomodam bastante o nariz e os olhos.

Atenção! Com o ar bastante seco, em boa parte do interior do país, a sudorese é facilitada e se perde facilmente maior quantidade de líquidos pela transpiração. Desta forma, ao praticar atividades físicas em ambientes secos o risco de desidratação é elevado, causando variações na pressão sanguínea, variação do ritmo cardiorrespiratório, eventuais dores de cabeça e, em casos mais severos, disenteria, desmaios, etc.

Fonte: Climatempo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Prefeitura implanta projeto Cozinhalimento no Cervezão

Espaço público foi inaugurado nesta sexta-feira (29). O município de Rio Claro passou a contar com um espaço público para...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Noite violenta em Rio Claro: Três Homicídios e uma Tentativa em...

"Em uma única noite, três pessoas foram assassinadas e uma ficou gravemente ferida em ocorrências na região do bairro das Nações. Mais cedo, outro...

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e...

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...
Anuncie aqui

“Outubro Rosa no Clube Rio Claro Sul: Prevenção e Solidariedade em...

No último dia 29 de outubro, o Clube Rio Claro Sul foi palco de uma noite memorável, marcada pela união em prol de uma...

CIESP Regional Rio Claro celebra 75 anos com evento memorável e...

Noite festiva reúne lideranças, homenagens especiais e música de qualidade para marcar décadas de contribuição ao desenvolvimento industrial   Na sexta-feira, 8 de novembro, o Grupo...
Anuncie aqui