Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com apenas um leito de UTI, Porto Ferreira tem crescimento de 386% nos casos de Covid em 15 dias

Pacientes mais graves são transferidos para outras cidades. Idoso morreu esperando vaga de UTI.

Com apenas um leito de UTI para Covid-19, Porto Ferreira enfrenta um crescimento de 386% no número de casos em 15 dias. De 4 a 18 de janeiro, foram registrados 1.988 casos da doença, contra 409 contaminações dos 15 dias anteriores.

Anuncie aqui

Segundo a secretária municipal de Saúde, Vera Lúcia Visolli, o aumento dos casos de Covid-19 já pode ser observado nos primeiros dias de 2022. Crescimento este, na opinião dela, resultado da combinação da chegada da ômicron com o comportamento da população e das festas de fim de ano.

“A população se sentiu um pouco mais confiante e relaxou nas medidas de prevenção. Já era possível ver muita gente sem máscara e os postos receberam uma demanda muito grande por testes, mas era possível perceber que eram de pessoas que queriam garantir que não estavam contaminadas para irem para as festas de fim de ano”, comentou.

Postos lotados

Além de alto, o aumento foi rápido. Em dezembro, Porto Ferreira registrou 268 casos durante todo o mês, mas precisou de apenas dois dias para igualar esse quantitativo em janeiro.

O resultado são postos lotados. O tempo médio de espera por atendimento é de duas horas, podendo chegar a 5 horas em alguns períodos.

“Não há sistema de saúde que dê conta. Se eu colocar 50 unidades de saúde, todas vão lotar. Enquanto a população não se conscientizar, não há o que fazer”, afirmou a secretária de Saúde.

Segundo o boletim de terça-feira (18), há 1.545 moradores de Porto Ferreira em isolamento. Isso significa que 2,7% da população estão fora das suas atividades normais, muitos deles são profissionais de saúde, o que impacta o atendimento na linha de frente da Covid.

Segundo Vera, a prefeitura tem tentado contornar o déficit com a ampliação de horas extras de outros profissionais que podem ajudar no atendimento de saúde.

“Está sendo uma loucura, porque também não podemos parar serviços fundamentais, como a vacinação”, afirmou.

Além disso, uma resolução da Secretaria da Saúde cancelou os procedimentos eletivos das equipes de Saúde da Família, para a priorização dos casos de síndrome gripal.

Sem vagas de internação

Embora a ômicron tenha uma letalidade menor – não se sabe ainda se por conta da vacinação ou por características da própria cepa – devido a à grande quantidade de casos, aumenta também o número de casos graves e de mortes. Somente em janeiro já foram 4 óbitos em Porto Ferreira, maior número dos últimos cinco meses.

O gargalo de Porto Ferreira no combate à pandemia são os leitos de isolamento. A cidade tem apenas uma vaga de UTI para o tratamento de Covid-19. Os outros pacientes com a doença que necessitam de um atendimento mais complexo são enviados para São Carlos, Matão, Itápolis e Ibitinga.

Ocorre que São Carlos já está com todos os 10 leitos de UTI/Covid ocupados. Em Matão, esse número representa 80% das vagas.

Neste fim de semana, um idoso de 80 anos morreu de Covid-19 antes de conseguir uma vaga de UTI. Atualmente, há três ferreirenses internados em UTI de outras cidades por causa da Covid e uma pessoa aguarda por vaga. Além disso, há também um paciente internado em enfermaria de outra cidade.

Porto Ferreira havia aberto cinco leitos de UTI na pandemia, mas eles foram descredenciados em novembro, quando a pandemia apresentou grande redução.

Segundo a secretária, não haverá a abertura de novos leitos de UTI na cidade, mas há tratativas para que novas vagas sejam disponibilizadas na região da Diretoria Regional de Saúde III, a qual Porto Ferreira pertence.

Medidas

Sem perspectiva de novos leitos, a prefeitura tomou algumas medidas para melhorar o atendimento da doença, segundo a secretária.

Uma delas se refere à realização de testes, que agora são feitos com base em critérios médicos. “A gente testava todas as pessoas, mas os postos de saúde estavam lotados, até por pessoas de outros municípios e muitos ‘curiosos’ de saber se tinham a doença. Então, agora, testamos pessoas com sintomas e as assintomáticas que tiveram contato com contaminados, somente no 5º dia”, explicou Vera.

Também foi limitada a 70% a capacidade a ocupação de locais públicos e privados e a comprovação da vacina está sendo obrigatória nos eventos da cidade, mas não no comércio, um dos maiores do Brasil do setor de cerâmicas, que recebe compradores de várias cidades e estados do país.

Fonte: g1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Polícia apreende quase 3 toneladas de maconha em carga de soja no interior de SP

Caminhão foi parado durante fiscalização na rodovia Marechal Rondon, em Andradina A Polícia Militar Rodoviária apreendeu quase 3 toneladas de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem perde a vida em vítima de afogamento em Rio Claro

Uma tarde que deveria ser de celebração torna-se marcada pela fatalidade em Rio Claro. No Dia das Mães, uma tragédia abalou uma família, com a...

Celebrando 50 anos de Amor e Solidariedade: Rede Rioclarense Carmem Prudente...

Um chá emocionante e um bingo solidário marcam as comemorações das cinco décadas de apoio aos pacientes com câncer na região. No último dia 25...

Evento de Qualificação dos Rotarianos do Distrito 4590: Um Encontro Memorável...

Mais de 700 Rotarianos se Reúnem em Rio Claro para a Assembleia Distrital de Treinamento, Preparando-se para o Ano Rotário 2024-25   No pitoresco cenário do...
Anuncie aqui

Violência: Homem é Vítima de Execução a Tiros em Rio Claro

Novo Crime Aumenta Estatísticas de Homicídios na Cidade.   Na noite do último sábado (11), a rotina do bairro Jardim Azul, em Rio Claro (SP), foi...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui