Anuncie aqui

Evento será comemorado na “Praça do Daae”, a partir das 17h30 e faz parte das comemorações do cinquentenário da autarquia.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) completa 50 anos nesta quinta-feira (5). Para celebrar a data, a autarquia vai realizar um evento na praça Dr. Sólon de Mendonça Rego Barros, mais conhecida como “Praça do Daae”, localizada na área de sua sede administrativa, na Avenida 8-A, com as Ruas 3-A e 4-A, no bairro Cidade Nova.

Aberto ao público, a partir das 17h30, várias atrações serão realizadas como forma de homenagear o cinquentenário da autarquia, como a exposição de fotos itinerante que retrata a história do Daae, exibição do vídeo institucional e apresentação de uma banda formada por funcionários da autarquia.

Anuncie aqui

“Ao longo do ano realizamos eventos como forma de homenagear a autarquia e seus funcionários, que trabalham com dedicação 24 horas por dia para levar água com qualidade para toda a cidade”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

O Daae foi criado como entidade autárquica independente no dia 05 de dezembro de 1969, com a assinatura da Lei Municipal número 1.144, pelo prefeito Álvaro Perin. Sob a direção de Oswaldo de Oliveira Brossi, um funcionário de carreira do antigo departamento que se tornou o primeiro superintendente, a autarquia começou a ser conduzida para a modernização de todo o saneamento do município, que passou a oferecer melhorias na qualidade da água e de vida para os rio-clarenses.

A “Praça do Daae” também fica anexa a Estação de Tratamento de Água “José Maria Pedroso”, mais conhecida como ETA 1. Localizada no bairro Cidade Nova, a ETA 1 começou a ser construída em 1945 e teve sua primeira etapa concluída em 1949.

Em 24 de junho de 1968 ocorreu a complementação de todo o complexo do abastecimento de água, que injetou na rede de abastecimento da cidade o volume de 400 litros de água por segundo. Essa Estação de Tratamento de Água faz a captação da água bruta no Ribeirão Claro, com produção média de 38 milhões de litros por dia, sendo responsável pelo abastecimento de 40% da cidade.

Os outros 60% são distribuídos pela ETA 2 “José Crespo”. Inaugurada em 1982, está localizada no Sítio da Cachoeirinha, na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi. A captação é feita no rio Corumbataí e são tratados 500 litros por segundo, com produção média de 43 milhões de litros por dia.

Anuncie aqui