Anuncie aqui
Anuncie aqui

Hospital Regional de Piracicaba se destaca no tratamento de cálculos renais e reduz tempo de espera no SUS

Instituição é pioneira em endourologia que alia tecnologia a laser, especialistas qualificados e fluxo ágil de atendimento.

Há mais de dois anos, o Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) implantou um programa inovador de urologia voltado ao tratamento de cálculos renais por meio da endourologia. A iniciativa nasceu para atender a uma demanda reprimida no Estado, já que o procedimento exige alta tecnologia, materiais específicos e profissionais altamente especializados.

Anuncie aqui

Entre os meses de junho e agosto deste ano, foram realizadas 431 cirurgias de endourologia, evidenciando a capacidade de resposta e a eficiência do programa.

Com o uso da tecnologia a laser e um fluxo ágil, o hospital conseguiu eliminar filas internas e garantiu que pacientes encaminhados pela região do DRS-X tenham acesso rápido a consultas e cirurgias. Enquanto em outros serviços públicos a espera por esses procedimentos pode levar meses ou anos, no HRP-Unicamp o tempo médio é de 14 dias.

Segundo o coordenador da Urologia e membro assistente do grupo de urologia da Unicamp, Dr. Ivan Selegatto, a agilidade impacta diretamente na saúde dos pacientes, prevenindo complicações graves como infecções recorrentes, perda da função renal e até sepse.

Além do atendimento, o hospital também se consolida como referência acadêmica. Em parceria com a Unicamp, oferece o programa de fellowship em endourologia, que contribui para a formação de novos especialistas e para a difusão da tecnologia no SUS.

O próximo passo é a criação do Centro Especializado de Endourologia (CEU), que dará identidade ao programa já existente e permitirá ampliar a captação de recursos para novas tecnologias.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Fundo Social entrega marmitas para famílias no Jardim Maria Cristina

Entrega faz parte do programa Marmita com Propósito. No início da noite de quinta-feira, 13, dezenas de famílias do Jardim...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e...

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral do CPP.   No último dia 16...
Anuncie aqui

Alcides e Angela Zanellato Prado: 70 anos de um amor que...

Bodas de Vinho celebram uma história de fé, família e eternos laços de amor. Em quatro décadas de jornalismo social, já testemunhei muitas histórias de...

Chá Beneficente encanta convidados e reforça a força da solidariedade

Realizado no Buffet Ideal, o evento promovido pela Rede Rioclarense “Carmem Prudente” e Clube do Siri reuniu charme, boas energias e uma causa nobre...
Anuncie aqui