Evento está sendo realizado com aulas práticas e teóricas.
Representantes de 35 municípios paulistas estão em Rio Claro participando do oitavo Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas, que começou quinta-feira (28) e será encerrado nesta sexta-feira. “Devemos estar preparados para o período de chuvas intensas e a informação e orientação aos moradores são importantíssimas”, alertou a diretora estadual de Proteção e Defesa Civil, Cláudia Andréia Bemi. A diretora lembrou que o estado de São Paulo ainda não entrou no período das chuvas de verão e já registrou óbitos por causa de enchentes e inundações.
Essa capacitação que está sendo feita em Rio Claro também ocorre em outras sete regiões do estado que operam os planos preventivos de proteção e defesa civil, e consiste em um treinamento presencial, de dois dias.
Organizado pela coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com representantes regionais e com a prefeitura de Rio Claro, o treinamento no município tem como principal objetivo proporcionar aos agentes e gestores municipais de proteção e Defesa Civil conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres.
De acordo com o governo do estado, o treinamento conta com aulas sobre as condições meteorológicas, apresentada pelos meteorologistas do Climatempo. Já a coordenadoria estadual de Defesa Civil apresentará os temas do Mapa Comunitário de Risco e falará sobre a criação de Nupdecs.
“Também está prevista instrução de atendimento pré-hospitalar básico em desastres ministrada pelo Corpo de Bombeiros, e os técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) farão análise de solo e vistoria de campo”, informa diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo Kuroishi, que esteve na mesa de abertura ao lado também de Paulo Tannus, secretário interino de Segurança, Carolina Matos, da Secretaria Estadual de Agricultura, e de Eduardo de Andrade, do Instituto de Pesquisas Ambientais.
Além de Rio Claro, participam do treinamento os municípios de Brotas, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Pirassununga, Rafard, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Aguaí, Torrinha, Matão, Ouroeste, Valentin Gentil, Paulínia, Porto Ferreira, Socorro, Louveira, Várzea Paulista, Lençóis Paulista, Itápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Jundiaí, Floreal, Vera Cruz, Americana, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista e Macaubal.