Anuncie aqui

Na pandemia também florescem os oportunistas

Autor: Antonio Tuccílio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Há otimistas que defendem que após a pandemia de Covid-19 a humanidade vai melhorar.

Acreditam que esse momento de dificuldade nos levará a questionar e refletir sobre a vida e que, por isso, sairemos da pandemia mais solidários e empáticos. Porém, enquanto brasileiros honestos agem em benefício dos mais necessitados, há também os oportunistas, principalmente os da classe política, que se aproveitam para aumentar impostos.

Anuncie aqui

Um exemplo é o Projeto de Lei 250/2020, que dispõe sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Esse PL é de autoria dos deputados estaduais Paulo Fiorilo e José Américo, ambos do PT/SP, e, se aprovado, permitirá que a alíquota do ITCMD (que hoje é de 4%) chegue a 8% do valor.

A justificativa para a proposta é enviar mais recursos para a saúde. O brasileiro morre, talvez pelo coronavírus, e sua família ainda precisará pagar o dobro de imposto em um futuro próximo. Beira o desumano.

Esse aumento por si só não tem justificativa, mas o que chama a atenção é o surgimento dessa proposta durante uma pandemia, enquanto milhares de brasileiros perdem seus empregos, a estabilidade emocional e seus familiares. Até o momento, mais de 12 mil já partiram.

Quem dera esse fosse apenas um caso isolado. Recentemente, a pedido do Estado de São Paulo, o TJ-SP suspendeu os pagamentos de precatórios por 180 dias. Há uma longa fila para recebimento e muitos casos já duram 17 anos. São Paulo e vários outros estados não arcam com suas dívidas e ainda se aproveitam da doença para ganhar mais tempo.

Enquanto isso, o cidadão – que espera seu precatório há décadas e que, mais do que nunca, precisa receber o que lhe é devido – fica a ver navios.

Com ou sem pandemia, oportunistas sempre vão existir. A humanidade já passou por doenças terríveis e cá estamos nós: sobrevivendo aos mandos e desmandos dos poderosos, assistindo casos de corrupção estampados no noticiário nacional e tendo de lutar contra cortes de salários e projetos de leis criados por quem deveria nos ajudar, mas que usa seus cargos – bem remunerados, vale lembrar – para nos prejudicar.

Já disse diversas vezes e reforço que se políticos têm a real intenção de contribuir, que comecem cortando seus próprios benefícios. Que sejam exemplo daquilo que querem aparentar ser.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Decreto estabelece demissão de eventuais a partir do dia 14

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira (09) publica o Decreto 12226/2021, que dispõe sobre o desligamento de todos os prestadores de serviços eventuais...

Rio Claro definiu vereadores para o Parlamento Regional

No início da sessão ordinária desta segunda-feira (28), a Câmara de Rio Claro escolheu os sete vereadores que integrarão o Parlamento Regional do Aglomerado...
Anuncie aqui

Mais notícias

Atividade aborda saúde e segurança no trabalho

Evento é direcionado aos funcionários da Fundação de Saúde. Servidores da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro participam nessa quarta-feira (24) de atividade voltada...

Hospital Público Municipal irá ampliar ofertas de cirurgias em RC

Obras do hospital estão 70% finalizadas. Com duas salas cirúrgicas, o hospital público municipal de Rio Claro irá ampliar a oferta de cirurgias eletivas de...