Anuncie aqui

Nós precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo

Nós precisamos nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Inspiradora essa frase não?! Costumeiramente ela é vista aqui e ali em adesivos nos carros, perfis do facebook e mensagens via WhatsApp. Em algumas delas, é atribuída sua autoria ao líder da libertação indiana, o carismático e inesquecível Mahatma Gandhi mas, se você investigar à fundo sua origem, verá que essa pretensa autoria não é tão certa assim.

Independente de quem seja o autor, ao me deparar pela primeira vez com essa frase, ela me lembrou uma máxima confucionista que é mais ou menos assim: “Para colocar o mundo em ordem, devemos primeiro colocar a nação em ordem; para colocar a nação em ordem, devemos primeiro colocar a família em ordem; para colocar a família em ordem; devemos primeiro cultivar nossa vida pessoal; primeiro devemos acertar nossos corações ”.

Perceba que em ambas as máximas, esta presente a ideia de que as grandes mudanças necessariamente deveriam começar por impactar a nós mesmos, ou seja, ao mudar as minhas atitudes e ações, paulatinamente eu começaria a mudar a minha realidade externa e atingir as pessoas que me cercam.

Anuncie aqui

Mais ainda, se nos é apresentado esse convite para que realizemos esse procedimento, talvez isso indique que costumeiramente não fazemos o que ele propõe e o convite vem como uma espécie de alerta para que comecemos a fazê-lo.

Se essa última hipótese for verdadeira, por que será que é assim? Por que será que há essa distância tão grande entre o que professamos para os outros e o que fazemos em nosso cotidiano?

Os gregos no período clássico tinham um termo específico para quando ocorria isso, o termo ficou conhecido entre nós como hipocrisia. Nessa palavra temos prefixo grego hypo que significando “baixo”, e o verbo krinein, que significa “peneirar ou decidir”, ou seja, ao juntarmos ambas, temos por significado a incapacidade ou deficiência de alguém peneirar ou decidir.

Desses elementos, eu me arriscaria a responder que, para mudar a nós próprios, teríamos que vencer hábitos estabelecidos, mazelas cristalizadas, deslizes escondidos e todos esses, como você bem sabe, implicariam no desafio de uma auto reconstrução, exercício que é feito solitariamente, quase sempre é doloroso e, muitas vezes, teremos que tirar aquilo que se encontra escondido em nosso tapete existencial e que, muito provavelmente, procuramos mantê-lo sempre longe de nossa vista. É mais fácil e menos desestabilizador pedirmos ao outro que realize esse exercício.

Em razão disso, gostaria de te fazer um convite: como tem ocorrido a relação entre o que você faz e o que você deseja que os outros façam? Está havendo uma certa reciprocidade nessa relação? Se a resposta for integralmente ou parcialmente negativa, saiba que você não está só nela, me irmano nela também e estou cá pensando comigo mesmo: qual das mudanças iniciarei dentro de mim mesmo…?

Prof. Dr. Edson Renato Nardi
Coordenador – Filosofia Presencial e EAD
Centro Universitário Claretiano
(16) 3660-1777 Ramal 1472
[email protected]

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Vereadores defendem vacina para categoria dos motoboys

Um requerimento destacado na sessão ordinária da Câmara de Rio Claro nesta segunda-feira (21) foi o de número 1920/2021, de autoria do vereador Paulo...

Bastidores da Política

EXONERADO PODE NOMEAR SUCESSOR? Duas portarias publicadas na edição do Diário Oficial do Município no último dia 12 podem causar um imbróglio legal com efeito...
Anuncie aqui

Mais notícias

Acidente Fatal na Rodovia Rio Claro-Corumbataí Ceifa a Vida de Taxista

Chuva Intensa Causa Acidente com Vítima Fatal na SPA 193/310, Próximo a Corumbataí. Na tarde de quarta-feira (10), por volta das 17h50, a Polícia Rodoviária...

Polícia Militar: apaga incêndio e salva vida em Corumbataí

No último sábado (13), uma ação heroica da Polícia Militar do Estado de São Paulo foi vital para evitar uma tragédia em Corumbataí. Os...