Anuncie aqui

Mais de seis mil estudantes de 17 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento.

Na noite da próxima segunda-feira (2) os premiados da 5ª Olimpíada Ambiental de Rio Claro serão conhecidos. A cerimônia de encerramento, aberta ao público, começa às 19 horas, no Centro Cultural. “Esse evento celebra uma série de atividades realizadas ao ao longo deste ano, voltadas para a conscientização e formação de cidadãos conscientes sobre os cuidados com o meio ambiente”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, convidando todos a participarem do evento no Centro Cultural.

Realizado pela prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Esportes e Turismo, a Olimpíada Ambiental teve a participação de mais de seis mil pessoas entre estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Associação Estação do Bem e de dois projetos do Programa de Educação Integral (PEI), além de funcionários e corpos diretivos das escolas inscritas, somando 17 unidades da rede municipal de ensino do município.

Anuncie aqui

“As crianças gostam de participar da Olimpíada Ambiental e cada vez mais a vontade de aprender e proteger o meio ambiente aumenta, e elas inclusive passam esse aprendizado aos familiares, o que  aumenta a difusão dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, projetando um futuro melhor para o planeta”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão.

Além da premiação das três escolas que mais pontuaram pelo ensino Infantil e pelo Ensino Fundamental, haverá a entrega de medalhas para as três melhores equipes que disputaram as competições esportivas nas modalidades atletismo masculino e feminino, futsal masculino e feminino, natação masculino e feminino, xadrez masculino e feminino.

O titular da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado, destaca a importância da atividade para a pasta. “Aliar educação com esporte é fundamental para formar cidadãos mais preparados para a vida”, comenta o secretário.

Também será premiada a escola campeã na categoria teatro, bem como a melhor atriz e o melhor ator dentre as escolas participantes dessa atividade.

A olimpíada ambiental “Em consonância com os ODS” integra o calendário oficial do município de Rio Claro e, neste ano, aborda o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

“As questões sobre o meio ambiente são de responsabilidade de todos e ter conhecimento sobre os ODS é fundamental para que as pessoas possam contribuir de alguma forma na proteção do meio ambiente e em assuntos do cotidiano”, destaca o secretário de Educação, Adriano Moreira.

A olimpíada ambiental tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Secretarias de Cultura e Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Câmara Municipal, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo, com patrocínio da Sustentare Saneamento, Pumas Rio Claro e o jogador de futebol Roger Bernardo.

A atividade integra as ações de Rio Claro no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

Anuncie aqui