Público-alvo inclui idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Rio Claro iniciou nesta terça-feira (28) a aplicação da vacina contra a Covid da farmacêutica Moderna. Esta versão da vacina está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron. Pessoas que pertencem aos grupos prioritários precisam tomar essa dose de reforço. A vacina também é aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, no calendário de rotina.
“Todos que pertencem aos grupos prioritários devem tomar a vacina, independente de já terem se vacinado contra a Covid anteriormente”, observa Letícia Zimermam, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
O atendimento é nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Bairro do Estádio (Avenida 29), Vila Cristina e Wenzel das 7h30 às 16h30 e nas unidades de saúde da família do Terra Nova, Mãe Preta e Bonsucesso, das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Nesta semana, por conta do feriado e ponto facultativo, a vacinação vai até quarta-feira e será retomada na segunda-feira.
Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas de 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; pessoas com imunossupressão; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas em privação de liberdade; funcionários do sistema carcerário; e pessoas em situação de rua.
Em nota técnica, a Secretaria Estadual de Saúde destaca que a vacinação contra a Covid-19 teve grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, evitando milhares de óbitos e internações no Brasil.