Mais de 900 donos de imóveis já foram orientados por funcionários da concessionária entre janeiro e agosto deste ano.
Agentes da BRK, empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro, mantém de forma contínua as visitas em imóveis de diversas regiões da cidade. O objetivo é orientar a população sobre a maneira correta de realizar as ligações de esgoto, com o objetivo de garantir o bom funcionamento de todo o sistema de afastamento, coleta e tratamento do efluente na cidade. O trabalho de vistoria, denominado ProAgir, é realizado nos imóveis para identificar o lançamento irregular de água da chuva nas redes de esgoto, sobrecarregando as tubulações e dificultando o escoamento do efluente.
“É importante que os moradores de Rio Claro sejam informados e orientados sobre a necessidade de separação da tubulação de esgoto daquela que é usada para águas pluviais. As redes de esgoto foram projetadas para receber exclusivamente o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando direcionada para a rede coletora de esgoto, a água de chuva provoca obstruções, extravasamentos e compromete todo o sistema de coleta e tratamento”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.
O Programa de Vistoria Residencial da BRK acontece desde 2013 e mais de 81.000 imóveis já foram inspecionados desde o início da ação na cidade.
Neste ano, de janeiro a agosto, foram vistoriados 942 imóveis, totalizando mais de 100 bairros visitados no município. Em aproximadamente 3% dos locais vistoriados foram encontrados problemas, mas esse número é apenas um indicativo já que nem sempre os proprietários dos imóveis são localizados ou permitem a realização da vistoria. Do total vistoriado neste ano, a BRK constatou que 20 imóveis foram regularizados.
“É importante que todos se conscientizem da necessidade desse trabalho e façam as adequações necessárias em seus imóveis. A BRK busca prevenir problemas mapeando os locais com escoamentos indevidos e orientar os rio-clarenses dos prejuízos causados pelos lançamentos irregulares”, reforça o gerente.
Os funcionários da BRK percorrem casa por casa explicando o trabalho e solicitando permissão para realizar as vistorias no interior dos imóveis. Quando autorizada, a concessionária busca checar ralos e calhas e confirmar se a água de chuva está sendo enviada para a galeria de água pluvial ou para a rede de esgoto. Essa checagem é feita com o uso de corantes. Caso seja identificado que a tubulação de água de chuva está conectada à rede de esgoto, o morador recebe a orientação e tem até 90 dias para fazer a adequação.
Durante as vistorias nos imóveis, os funcionários, além de checarem possíveis irregularidades também esclarecem aos proprietários o funcionamento do sistema de escoamento das águas. “A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios”, complementa Zangirolami.
No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina essa regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas.
Em caso de dúvidas, os clientes podem fazer contato pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia.