A Guarda Civil Municipal de Rio Claro realizou nos dias 1, 3 e 4 de fevereiro a Operação Saturação, intensificando o patrulhamento preventivo na região central e em locais de grande circulação de pessoas. A ação teve como principal objetivo a prevenção de delitos, fiscalização de trânsito e reforço da segurança pública.
A operação contou com diversas equipes, incluindo o Grupo de Apoio com Motocicletas (GAM), Canil da GCM, Patrulha Rural, viaturas operacionais e a Base Móvel Comunitária. As equipes realizaram patrulhamento ostensivo e estacionamentos estratégicos para aumentar a sensação de segurança entre os munícipes.
Durante as abordagens, diversos indivíduos em atitude suspeita foram averiguados, assim como veículos em desacordo com as normas de trânsito. Próximo à plataforma de embarque e desembarque do Terminal Urbano, algumas pessoas em situação de rua foram flagradas portando cachimbos artesanais e consumindo substâncias entorpecentes análogas ao crack. Indagados, informaram que utilizam a área próxima aos vagões de trem e ao terminal para o consumo e aquisição das substâncias. Facas e ferramentas sem procedência também foram encontradas no local.
Através de pesquisa de antecedentes via GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), foi constatado que alguns dos averiguados possuíam reincidência criminal por furto e tráfico de entorpecentes, mas, no momento da abordagem, não havia mandados de prisão em aberto contra eles. Todos foram orientados e liberados.
Resultados da Operação
Sábado (1º de fevereiro)
Indivíduos averiguados: 13
Veículos 4 rodas abordados: 3
Autos de infração de trânsito: 17
Segunda-feira (3 de fevereiro)
Indivíduos averiguados: 12
Autos de infração de trânsito: 8
A Guarda Civil de Rio Claro segue firme no compromisso de promover a segurança da população, combatendo ilícitos e reforçando o policiamento preventivo no município