Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dia de Santo Antônio é celebrado na Vila Paulista

A comunidade da Vila Paulista celebra hoje o Dia de seu Padroeiro com intensa programação

A festa iniciou no último dia 2 de junho com a tradicional Quermesse de Santo Antônio e prossegue até o dia 16. No dia 13, dia de Santo Antônio, a Capela esteve em festa com inúmeras celebrações. Logo pela manhã, a Benção do bolo pelo Pe. Wanderley Calça.

O bolo de Santo Antônio tem uma ligação com as bênçãos do Matrimônio. Por isso ele é tão difundido e procurado por toda comunidade rio-clarense. Aliás, o bolo é confeccionado em inúmeras festas religiosas em Rio Claro e acabou virando uma tradição. Muitos cultivam o bolo para pedirem bênçãos principalmente no matrimônio. Os fiéis ao comerem o bolo, devem estar de coração aberto para receber a Graça de Deus.

Anuncie aqui

Diz Pe. Wanderley Calça

Outra tradição da festa é a benção do Pão

O pão é uma antiga tradição, o milagre do pão lembra o alimento da espiritualidade que liberta os fiéis das ciladas do inimigo. O pão é o alimento do corpo e do espírito que deve ser ingerido como pedidos de interseção e confiança em Deus

Finaliza Pe. Wanderley

Ao abençoar os pães Pe. Newton Furtado Pereira disse a comunidade

Esse é o pão do Amor em Cristo, o pão da segurança, o pão do perdão, o pão da gratidão, o pão do respeito, o pão da saúde. Ao se alimentarem deste pão que ele seja um simbolo de Fé no Amor de Cristo.

Disse Pe. Newton

Padre Newton também fez a leitura do evangelho da multiplicação dos pães e após sua homilia contou um dos milhares de Santo Antônio, o qual o Santo prega para os peixes.

A festa tem continuidade hoje ás 18h30 com a procissão. As 19 horas Missa em Louvor a Santo Antônio e na sequência animada quermesse com barracas típicas. A quermesse continua no próximo sábado 16.

 

História

Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica.

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Depois foi transferido para Coimbra, permanecendo lá por 10 anos onde foi ordenado sacerdote. O dom da palavra transbordava do jovem padre. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos e muda para o Mosteiro Franciscano.

Santo Antônio faz o pedido de ir para o Marrocos em uma missão evangélica. No meio do caminho, Frei Antônio fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália e para na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio, meu Bispo e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro.

Enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento.

Após a morte de São Francisco, ele foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco.

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.

E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Frei Gilson se apresenta hoje na Festa do Peão de Barretos com transmissão ao vivo pela REDEVIDA+

Entrada será solidária com doação de alimentos. Noite terá também show do Padre Emerson. O aniversário de Barretos será celebrado...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Uma noite de gala e superação marca inauguração do Espaço Outboxing...

Outboxing Fight Night 1 trouxe glamour, emoção e lutas históricas para celebrar a abertura do mais novo espaço do boxe no Brasil. O último sábado...

OAB Rio Claro celebra o Dia do Advogado com programação especial...

Evento reuniu profissionais em um dia de confraternização, homenagens e cuidados especiais. Advogar é lutar pela liberdade, defender direitos e ser a voz da justiça."...
Anuncie aqui

ACIRC celebra 103 anos com evento prestigiado por autoridades, associados e...

Solenidade em formato brunch reuniu representantes do poder público, empresários, imprensa e membros da comunidade em manhã festiva marcada por homenagens, discursos e confraternização.   Na...

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...
Anuncie aqui