Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem com paralisa arrecada 1 tonelada de tampinhas para comprar e doar cadeiras de rodas

Campanha em Rio Claro (SP) teve Luiz Guilherme da Silva, de 23 anos, como idealizador e contou com a ajuda de sua madrasta. Doações vieram de amigos, familiares e moradores.

Mesmo sem poder andar e falar, o jovem Luiz Guilherme da Silva, de 23 anos, que tem paralisia cerebral, se tornou símbolo de uma campanha beneficente em Rio Claro (SP). Com o apoio dos amigos, a família arrecadou mais de uma tonelada de tampinhas de garrafa para comprar cadeiras de rodas para doação.

Anuncie aqui

A ideia surgiu em um programa da associação que ele frequenta e virou uma corrente do bem entre rio-clarenses e até moradores de cidades vizinhas.

“O Gui sempre quis fazer o bem, mas ele não consegue sozinho. Ele quer mostrar para os outros que todo mundo pode fazer, ele teve a iniciativa e agora basta a gente continuar realizando”, disse a madrasta Raquel Kapp da Silva, que divulgou a campanha nas redes sociais para conseguir mais doações.

Comunicação

Por causa da deficiência – que foi adquirida no parto após a mãe não resistir a uma eclampsia –, Gui teve a coordenação motora, a fala e os movimentos limitados. Apesar disso, ele não teve prejuízo cognitivo, chegou a ser alfabetizado e terminou os estudos.

Como a limitação física atinge a fala do jovem, Raquel desenvolveu um método para que eles se comunicassem e Gui pudesse falar para eles o que gostaria de fazer.

“É uma comunicação alternativa. Todo mundo fala que eu sou a que mais entende, mas é porque eu falo bastante e fico perguntando até entender o que ele quer falar”, contou a madrasta.

Para isso, a família sempre o coloca para assistir aos jornais na televisão e o leva para os lugares para que ele escute outras pessoas.

“Quando ele quer se comunicar através da fala de alguém, ele já grita na hora para a gente prestar atenção, porque geralmente é o que ele pensa ou o que ele gostaria de fazer”, explicou.

Arrecadação

Jovem com deficiência arrecada mil kg de tampinhas para comprar cadeiras de rodas e doar — Foto: Raquel Kapp da Silva/Arquivo pessoal

Há dois anos, Gui e seu pai começaram a frequentar o Rotary da cidade e ajudar nos eventos e campanhas. No fim de novembro, o jovem começou a arrecadar tampinhas de plástico e lacres de latinhas junto com as crianças e adolescentes do projeto Interact.

“Ele nem tem idade para participar do Interact, porque ele estava com 23 anos e são jovens de 12 a 18 anos, mas eles o empossaram como emérito para ele poder participar. A ideia era juntar bastante entre as famílias para comprar cadeiras de rodas de doação”, contou Raquel.

A proporção da iniciativa aumentou depois que a madrasta foi a um jantar com o Gui e ele tentou falar para ela que gostaria que ela compartilhasse o pedido de arrecadação com seus amigos.

A publicação na internet foi compartilhada e chegou até a pessoas de cidades vizinhas. Os primeiros 300 kg de tampinha surpreenderam Raquel, mas as doações não pararam de chegar.

“Esse projeto aconteceu para ele se sentir útil, porque ele vive a vida por nós. Ele tem 23 anos e quer fazer alguma coisa, quer trabalhar, mas infelizmente não consegue, então a gente faz por ele”

Outra campanha

O jovem Luiz Guilherme da Silva, de 23 anos, gosta de fazer campanhas para ajudar pessoas — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Essa é a segunda vez que o Gui faz uma grande campanha para arrecadar e doar produtos. No meio do ano passado, quando a família se preparava para a festa junina, o jovem começou a ficar inquieto e olhar para o armário.

“Achamos que ele queria comer alguma coisa com leite, mas fomos mudando as perguntas e fomos percebendo que não era comida, era com a caixa do leite. E aí a gente descobriu que ele queria doar caixas de leite”, contou Raquel.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Acidente com ônibus deixa 17 mortos na Serra da Barriga

Vinte e nove pessoas ficaram feridas, incluindo crianças. Um ônibus que transportava moradores da Serra da Barriga, em União dos...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

‘Era ele quem me dava forças’, diz mãe de adolescente que...

Vítima é de Rio Claro. Corpo foi encontrado submerso em rio de um complexo turístico em Brotas. Era eu, ele e a minha filha. Ele...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Velório de Padre Jocelir será realizado nesta quinta-feira, das 8h30 às...

Rio Claro lamenta a perda do líder religioso; celebrações de fé ocorrerão ao longo do dia em sua homenagem. Rio Claro está em luto pelo...
Anuncie aqui

Covabra Supermercados inaugura terceira loja em Rio Claro

Com quase 3 mil metros quadrados, a nova unidade, localizada no bairro Vila do Rádio, abre as portas no dia 29, com muitas ofertas. Presente...

APÓS VENCER AO GRAMMY LATINO, JOTA.PÊ PREPARA CONCERTO INÉDITO COM...

Concerto acontece no Ginástico em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Depois de vencer o Grammy Latino nas categorias de Melhor Álbum de Música Popular...
Anuncie aqui