Anuncie aqui
Anuncie aqui

Indústria paulista fecha 3,5 mil postos de trabalho em maio

Resultado negativo para o mês é o primeiro depois de quatro altas consecutivas

Após quatro meses seguidos de geração de emprego, a indústria paulista encerrou maio com o fechamento de 3,5 mil postos de trabalho, queda de -0,16% frente a abril na série sem ajuste sazonal. Porém no acumulado do ano, o saldo ainda segue positivo, com 28,5 mil vagas (+1,33%). Com o ajuste sazonal, o resultado para o mês também ficou negativo, (-0,27%). Os dados de Nível de Emprego do Estado de São Paulo foram divulgados nesta sexta-feira (15/06) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Anuncie aqui

De acordo com o presidente em exercício da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, o resultado é preocupante e vem para confirmar um desempenho ruim para a geração de emprego na indústria paulista. “Estamos diante de um cenário político e econômico de incertezas. Temos problemas no câmbio, as empresas têm dificuldade de acesso ao capital de giro e a taxa de crescimento do PIB será menor, o que reflete no emprego. É preocupante. O ano de 2017 foi ruim e tínhamos a perspectiva de um 2018 ótimo, o que não está acontecendo. Diante deste cenário, nossa perspectiva para o fechamento do ano é de emprego negativo”, avalia Roriz.

Setores e regiões

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de maio, 8 ficaram positivos, 6, estáveis e 8, negativos.

Entre os positivos, os destaques ficaram por conta de produtos alimentícios, com geração de 859 postos de trabalho, seguido por produtos diversos (+700) e produtos de minerais não metálicos (+401).

No campo negativo ficaram, principalmente, couro e calçados (-1.728), informática, produtos eletrônicos e ópticos (-1.279) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1.234).

A pesquisa apura também a situação de emprego para as grandes regiões do estado de São Paulo e em 36 Diretorias Regionais do CIESP. Por grande região, a variação no mês ficou negativa em -0,16% no Estado de São Paulo, -0,12% na Grande São Paulo e -0,19% no Interior paulista.

Entre as 36 diretorias regionais, houve variação nos resultados. Nas 15 que apontaram altas, destaque por conta de Araçatuba (1,04%), influenciada pelo setor de coque, petróleo e biocombustíveis (6,22%) e produtos alimentícios (1,15%); Limeira (0,96%), por produtos alimentícios (15,14%) e produtos de minerais não metálicos (3,67%) e Indaiatuba (0,79%), por produtos alimentícios (6,91%) e produtos de borracha e plástico (0,65%).

Já das 15 negativas, destaque para Jaú (-6,38%), por artefatos de couro e calçados (-34,56%) e móveis (-2,68%); Franca (-3,21%), por artefatos de couro e calçados (-6,29%) e produtos de borracha e plástico (-1,77%); Santos (-1,46%), influenciado por impressão e reprodução de gravações (-6,87%) e produtos de metal (-2,68%).

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

CPP ingressa com mandado de segurança coletivo contra demissões no Programa Sala de Leitura

O Centro do Professorado Paulista (CPP) anunciou que ingressou com um Mandado de Segurança Coletivo após inúmeros professores terem...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...

Fábrica da Luizzi Estofados pega fogo nesta manhã em Rio Claro

Incêndio de grandes proporções atinge depósito de estofados e mobiliza Bombeiros, Polícia Militar, GCM, Defesa Civil e Polícia Científica. Um incêndio de grandes proporções atingiu,...
Anuncie aqui