Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura de Cordeirópolis é referência no combate ao novo coronavírus

Pioneira na publicação de decreto de calamidade e no serviço de higienização de ruas, cidade já testou mais de mil pessoas e os investimentos na luta contra a covid-19 já ultrapassam R$ 1 milhão.

No início de março, quando o novo Coronavírus começou a se espalhar pelo Brasil, Cordeirópolis foi ágil e publicou um decreto de calamidade pública, ressaltando a preocupação, desde à época, em proteger seus munícipes contra a ameaça da Covid-19. Três meses depois, em um cenário diferente, onde o vírus já assola todo o país, a cidade continua firme e forte nesta batalha.

Anuncie aqui

Desde o começo da quarentena em todo Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, tem investido pesado na luta contra a doença. Entre respiradores, equipamentos de proteção individual (máscaras, protetores faciais, macacões e etc), dois tipos de testes e vários outros materiais essenciais, já foram investidos mais de R$ 1 milhão, para frear a disseminação da doença na cidade.

Atualmente, a estrutura de Saúde de Cordeirópolis conta com seis Unidades Básicas de Saúde e um hospital com cinco leitos de UTI – todos equipados com respiradores – para atendimentos emergenciais de pacientes com a covid-19.

Além da Saúde, outras pastas têm sido fundamentais nesta batalha. Desde março, a Secretaria de Serviços Públicos atua, quase diariamente, fazendo a higienização e desinfecção de ruas, praças e hospital com solução de cloro, evitando a presença do vírus em locais de grande movimentação da cidade.

Foi criado também um comitê com médicos de referência, para em conjunto com a Secretaria de Saúde, definir as medidas que são tomadas na cidade. Formado pelo consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Dr. Helio Bancha, do Hospital Albert Einstein, o ex-secretário da Saúde de São Paulo e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dr. Gonzalo Vecina Neto, diretor do Hospital Municipal, Dr. Joaquim Raposo, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belini, a secretária de Saúde, Jordana Cassetário e a diretora de Alta complexidade, Kelen Rampo, o comitê realiza várias reuniões por videoconferência, com a presença do prefeito Adinan Ortolan.

Como Cordeirópolis é um dos poucos municípios que têm testado mesmo pacientes com sintomas leves, a quantidade de casos de covid-19 tem aumentado com rapidez, já ultrapassando 100 casos confirmados. “Agora, muito mais importante que os esforços da Prefeitura, é a colaboração dos munícipes. Estamos fazendo nossa parte, mas é muito importante que todos entendam a real situação e nos ajudem a vencer essa batalha”, disse o prefeito Adinan Ortolan.

Mesmo com estrutura de saúde de qualidade, testes e campanhas de prevenção, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade do uso de máscaras e do isolamento social para contenção do novo Coronavírus. “Precisamos nos cuidar. Muitas pessoas estão deixando de usar máscara e fazendo aglomerações nas ruas, isso atrasa a curva de diminuição do contágio e faz com que os casos aumentem cada vez mais. Pedimos a compreensão e responsabilidade de todos neste momento para que possamos voltar ao normal o mais rápido possível”, disse a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Segundo boletim do Governo do Estado de São Paulo Cordeirópolis tem 3 óbitos.

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Queda global: falha na Cloudflare tira do ar sites e serviços pelo mundo

Falha global na Cloudflare derrubou o acesso a diversos serviços nesta terça-feira (18), entre eles o Canva, o ChatGPT...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e...

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral do CPP.   No último dia 16...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Canalhice dupla!

Os processos digitais trouxeram praticidade para os operadores do Direito: são públicos (sendo o segredo de justiça a exceção), de modo que seus movimentos...
Anuncie aqui