Anuncie aqui
Anuncie aqui

Preparação do orçamento para 2021 requer mapeamento e faxina nas finanças para manter o equilíbrio no próximo ano

Especialista em educação financeira orienta participantes dos planos de previdência complementar da Prevcom sobre elaboração do orçamento anual.

No encerramento de um ano conturbado uma das tarefas mais importantes do período natalino é preparar o orçamento para os próximos 365 dias. Uma das dicas da economista Juliana Barbosa é começar pela análise do passado. O levantamento da movimentação de receitas e gastos do período anterior fornece elementos para que se faça uma faxina nas finanças e avalie se quer repetir 2020 ou fazer tudo diferente em 2021.

Anuncie aqui

A maioria da população não tem o hábito de organizar e dar previsibilidade à distribuição dos seus recursos, comentou Juliana Barbosa durante workshop virtual realizado em 9/12 para participantes da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom). O mapeamento é uma necessidade, um instrumento de análise que deve ser feito periodicamente para que as pessoas possam visualizar sua situação financeira, tomar decisões e construir seu projeto de vida.

Com base neste rastreamento é possível refletir sobre os gastos, enumerar o que foi feito, o que falta realizar e descobrir se sua renda está equilibrada ou corroída pelas prestações. Com estes dados conseguimos corrigir hábitos e erros cometidos no uso do dinheiro, alinhar e blindar as expectativas para o próximo ano e priorizar os propósitos e necessidades financeiras.

Segundo a especialista, com a inflação de novembro em patamar histórico, o maior índice desde 2015 em virtude da elevação dos preços de produtos essenciais como medicamentos, a pressão sobre os recursos aumentaram. Ela cita a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) sobre a destinação dada para a maior parte do dinheiro das pessoas.

As despesas, de acordo com o levantamento, se concentram em itens essenciais de supermercado (59,7%), moradia (59,2%), aluguel (24,4%), transporte/combustível (21,9%), serviços médicos e de saúde (18,7%) além de 15,4% em produtos supérfluos oferecidos nas redes supermercadistas e 12,9% para o pagamento de dívidas. Uma parcela correspondente a 11,8% se destina a roupas, calçados e acessórios, 7,8% para baladas, bares, restaurantes e delivery e 2,1% para serviços de beleza.

O cenário traçado pela sondagem mostra vários pontos de observação que podem ser úteis no momento de elaborar o orçamento real, que revela o seu movimento financeiro, a entrada e saída de recursos. Ele será a base para um outro orçamento, mental, que nos mantém em estado de alerta com foco nos objetivos, sem cair em armadilhas do consumo ou persistir em gastos com itens que podem ser cortados como, por exemplo, um plano de tv a cabo que não é utilizado em sua integralidade e compras desnecessárias em supermercados.

“O orçamento é o GPS da vida financeira”, afirma a economista. Sua montagem deve ser feita pelo menos uma vez por ano e conter: 1) movimentação financeira – renda ativa (salário) e renda passiva (rentabilidade de investimentos, previdência privada etc.); 2) sonhos que queira realizar em curto, médio e longo prazos: 3) prestações mensais como aluguel, parcela do carro, mensalidade escolar, ou sazonais como impostos etc.; 4) reservas para aposentadoria; 5) dinheiro para formar a reserva estratégica cuja dimensão ideal seria de 6 vezes o salário mensal, suficiente para fazer frente a problemas de saúde, quebra de equipamentos, perda de emprego e obras eventuais na residência.

Ficam fora da lista as dívidas vencidas, que exigem negociação e organização para pagar, o saldo de aplicações financeiras e o patrimônio composto por bens móveis e imóveis, orienta a Juliana Barbosa, que é educadora da DSOP Educação Financeira e graduada pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia com especialização em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O workshop online da Prevcom integra o programa Conta Comigo de educação financeira e foi desenvolvido pela entidade em parceria da DSOP.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende criminoso em flagrante no Parque Universitário

Ação rápida das equipes resultou na localização do veículo, apreensão de simulacro, celulares e na ratificação da prisão em...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Operação “Mutirão” desarticula esquema de tráfico e prende investigado apontado como...

Ação da Polícia Civil, com apoio da Força Tática, resultou na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e apetrechos utilizados no tráfico. A Polícia Civil do...

Cães soltos atacam criança e Polícia Militar conduz tutora à delegacia...

Ocorrência mobilizou equipes da 1ª Cia do 37º BPM/I; vítima foi socorrida em estado grave e passou por procedimento cirúrgico. Na tarde de terça-feira (21),...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Samba de Raiz, Alegria e Casa Cheia no Clube de Campo...

Amigos da Velha Guarda do Samba contagia o público com clássicos e sambas-enredo em uma tarde marcada por música, sabor e tradição No último domingo,...

Casamba celebra 50 anos em noite histórica ao lado da comunidade...

Festa de aniversário da Amarelo e Branco lota a quadra, confirma o sucesso do Projeto Quintal das Pretas e comemora também mais um ano...
Anuncie aqui