Anuncie aqui

Bastidores da Política

Responsável pelas 921 casas fez o Bom Retiro

Se havia alguma dúvida de que a solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (01) para anunciar a construção de moradias populares num lugar chamado Jardim Corumbataí fazia parte de um jogo de cartas marcadas, o vereador Luciano Bonsucesso tratou de colocar os pingos nos is durante a primeira ordinária da Câmara Municipal de Rio Claro.

“A empresa que vai construir as 921 casas, a RPS, é a mesma do Bom Retiro. Eles têm que ter sensibilidade e ressarcir o asfalto”, disse Luciano. “Foram três anos eu fazendo vídeo lá, num bairro cheio de buraco”, recordou o vereador, que acompanhou de perto o empreendimento e as mazelas das mais de 400 famílias que viraram notícia na imprensa local e até na EPTV.

Anuncie aqui

Uma foto divulgada em maio de 2016, por ocasião da conclusão de um projeto social destinado aos moradores, mostra dois personagens que apoiaram o desastroso conjunto habitacional do Bom Retiro e, agora, resgatam a mesma construtora. Sorridentes, Agnelo Matos – à época vereador no PT e hoje ressuscitado como secretário da Habitação pelo Cidadania – e o então secretário dos Negócios Jurídicos e já pré-candidato do ainda PMDB à Prefeitura, Gustavo Perissinotto, posam ao lado do prefeito daquela temporada, Du Altimari, do vereador Julinho Lopes (Progressistas), da vereadora Raquel Picelli – PT na ocasião, atualmente sem mandato no PSD -,da secretária de Habitação, Maria José Stivalli, e do próprio Luciano.

Um ano e meio antes, reportagem do Jornal Cidade exibia o desleixo da construtora RPS e a demora na entrega das unidades. “Apesar da definição, contemplados aguardam pela entrega dos imóveis. O prazo era dezembro de 2014. Segundo consta, foi prorrogado para janeiro e, agora, com previsão para fevereiro deste ano”, resumia o texto do jornalista Adriel Arvolea, que usou para ilustrar a foto de um cavalo.

Praticamente morador de uma das casas, o animal se assemelhava muito a um burro, adjetivo apropriado a quem acredita que o empreendimento anunciado hoje foi definido em vinte dias úteis de governo.

PREFEITO TEM MAIORIA FOLGADA

Na primeira sessão ordinária do ano, além da eleição das oito comissões permanentes, uma coisa ficou evidente: o prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), apesar de terem sido eleitos apenas seis vereadores na sua coligação, já conquistou maioria folgada no Legislativo.

A grosso modo, deu pra contar por baixo no mínimo 16 apoiadores declarados. Resta saber quanto tempo vai durar a lua de mel.

 

CORTESIA COM CHAPÉU ALHEIO

O espetáculo pirotécnico realizado nesta segunda-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para anunciar um projeto habitacional, é um daqueles casos típicos de fazer cortesia com chapéu alheio.

Para começar, alguém que possua pelo menos dois neurônios em funcionamento pode acreditar que um prefeito seja responsável por esse ou qualquer outro empreendimento imobiliário com apenas vinte dias úteis de mandato?

O próprio dono da construtora afirmou no concorrido evento que adquiriu o terreno em 2013. Por dedução, fica simples imaginar que os trâmites burocráticos e demais providências normais nesse tipo de negócio começaram faz tempo e, muito provavelmente, foram concluídos antes da posse do novo governo.

Sem contar que, embora insistam em pisar na aba desse chapéu, o pertencimento do acessório é totalmente privado. Ou seja, a prefeitura não assentará um tijolo sequer, nem doou a área em questão.

Por derradeiro, vamos aguardar o posicionamento do Ministério Público e do Judiciário, uma vez que liminar concedida em dezembro proíbe a autorização de empreendimentos em desacordo com parecer técnico do Centro de Apoio à Execução ((CAEx) do MPSP.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Forças disruptivas

Por: William Nagib Filho Há poucos anos, para liquidar uma obrigação financeira ou você dava um cheque ou realizava um DOC como ordem de crédito....

Oito de Março: Para homenagear as Mulheres, colaborador do Cidade Azul Notícias faz um Acróstico

Por: Antonio Fais D ama forte e decidida I nteligente e destemida A mulher é mais que um gênero I nspirando mudanças sem medo N ão se limita a...

Presidir a OAB-SP

Fusca Verde

Anuncie aqui

Mais notícias

Conferência Municipal da Cidade terá 5 eixos temáticos

Habitação e mudanças climáticas estão entre os assuntos a serem discutidos. A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Rio Claro terá cinco eixos temáticos a...

Evento de Qualificação dos Rotarianos do Distrito 4590: Um Encontro Memorável de Compromisso e Capacitação

Mais de 700 Rotarianos se Reúnem em Rio Claro para a Assembleia Distrital de Treinamento, Preparando-se para o Ano Rotário 2024-25   No pitoresco cenário do...