Única cidade do estado de São Paulo, Rio Claro se destacou entre 70 projetos de todo o país.
A Olimpíada Ambiental Rio Claro, que neste ano chega a sua quarta edição, ficou em segundo lugar no prêmio nacional “Melhores Práticas de Sustentabilidade”, que tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental na administração pública. É uma iniciativa da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento Nacional de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis.
A entrega do troféu foi realizada no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, na quinta-feira (23), aos representantes do município: Osmar Arruda Garcia, diretor do departamento Pedagógico da Secretaria da Educação; Iuri Antonio, diretor municipal de Meio Ambiente; e Leonardo Andrade, gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente.
Na segunda-feira (27) o prefeito Juninho da Padaria, destacou a importância do prêmio durante o lançamento oficial da quarta edição da Olimpíada Ambiental de Rio Claro. O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Educação, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
“Com uma equipe qualificada, Rio Claro mostrou que é capaz de grandes realizações para o meio ambiente”, destacou Juninho. “Esse prêmio é consequência de um trabalho sério e vem junto com outro grande prêmio, que é poder colaborar na formação de crianças para um meio ambiente melhor e mais saudável”, acrescentou.
No prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade” o município concorreu na categoria “Gestão Pública” com a terceira Olimpíada Ambiental, realizada no ano passado. Única cidade do estado de São Paulo concorrendo na premiação, Rio Claro se destacou entre 70 projetos de todo o país. Doze foram premiados ao apresentarem os melhores projetos de sustentabilidade na administração pública.
A terceira Olimpíada Ambiental, no ano passado, foi desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação e Comissão Ambiental A3P. A agência A3P é uma entidade da prefeitura, voltada para a gestão ambiental no serviço público e a conscientização ambiental dos servidores municipais. A olimpíada de 2017 teve a participação de 20 escolas da rede municipal de ensino. No total, cerca de 70 toneladas de material reciclável foi recolhido, quase 400% a mais que na edição anterior do evento.
“A educação ambiental é prioridade do governo e a conquista do segundo lugar em prêmio nacional atesta que estamos obtendo ótimos resultados”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva. “É preciso destacar o trabalho dos educadores e de todos os envolvidos nesse projeto, que busca um futuro melhor para as crianças e o meio ambiente”, completou. Também presente ao evento, o vereador Julio Lopes sublinhou o crescimento das ações ambientais no município. “Rio Claro hoje é referência pelo trabalho que vem sendo feito na área e esse prêmio mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
Também participaram do lançamento da quarta Olimpíada Ambiental o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio; o diretor de Manejo Florestal, Marcos Gaspar; o diretor do departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, Osmar Arruda Garcia; o coordenador ambiental da Secretaria da Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade; o gerente de conservações da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Andrade; e o gerente de Operações, Willian de Oliveira.