Ao longo do mês de setembro, acontece o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais que reúne mais de 250 ações artísticas e ciclo de encontros, em diálogo com 157 municípios do estado de São Paulo, em ambiente on-line e com atividades gratuitas. A programação completa está disponível no link em anexo.
Entre os destaques, está o show musical Renato Teixeira – Um poeta e um Violão, no domingo (19), às 10h30 pelo canal Sesc Piracicaba no endereço em anexo. youtube.com/sescpiracicaba. O músico e compositor canta alguns de seus sucessos, conta causos e conversa com o público.
O Circuito Sesc conta também diversas atrações de hip hop, como o bate papo “As Batalhas de Mcs dentro do cenário do Hip Hop”, na quarta (08), às 20 horas, pelos canais do Sesc no Youtube. E as eliminatórias Batalhas de Mcs nos dias 11, 12 e final em 18 de setembro, a partir das 17h30 com transmissão ao vivo pelo link em anexo.
Na live “Música em Pauta: Regentes”, os regentes André Müzel, da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Maikel Morelli, da Orquestra de Sopros de Araras e Rodrigo Müller, da Orquestra Sinfônica de Limeira, sob a mediação do violinista Luís Fernando Fischer Dutra, promovem debate sobre a situação atual da música no cenário do interior paulista. Quinta (09) às 20 horas, no youtube.
No campo audiovisual, serão realizados encontros de Intercâmbio Cinematográfico “Outros Interiores”, que busca refletir o papel da produção cinematográfica como um meio de (re)conhecimento de outros modos de existência e criação de subjetividades múltiplas. A abertura de cada encontro será realizada por anfitriões de cidades participantes do Circuito Sesc de Artes 2021 para abordar a produção cinematográfica de seu município. No caso, Rio Claro terá como mediador Rogério Borges e a anfitriã Isadora Torres, ambos do coletivo de pesquisa e prática cinematográfica Kino-Olho. De 14 a 17 de setembro (terça a sexta), das 19 às 21 horas
Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.
Confira abaixo a programação completa:
Música Ao vivo
Renato Teixeira – Um poeta e um Violão
Bate-papo musicado com Renato Teixeira. O músico e compositor canta alguns de seus sucessos, conta causos e conversa com o público.
Dia 19, domingo, 10h30. Livre.
Acompanhe em: youtube.com/sescpiracicaba
Música Ao vivo
As Batalhas de Mcs dentro do cenário do Hip Hop
O que são as batalhas de rima que, antes da pandemia, atraíam as pessoas para as praças onde eram realizadas? Qual é a relevância das batalhas dentro da cena de hip hop no Brasil, no Estado de São Paulo e no mundo? Existem técnicas específicas para improvisar com as palavras dentro de uma batalha? Essas e outras questões são tema desse bate-papo ao vivo online, que lança o convite das Batalhas que serão realizadas durante o Circuito Sesc de Artes 2021.Com Kamau, Mamuti (Circuito Paulista de Batalhas de Mcs), e as Mcs Gabi Nyarai e Clara Lima. Apresentação e mediação: Max B.O.
Dia 8, quarta, 20h. Livre.
Acompanhe nos canais de Youtube do Sesc Campinas, Sesc Jundiaí, Sesc Piracicaba
ou Sesc Sorocaba
Ao vivo BATALHAS DE MC’S – Eliminatórias
A partir de uma seleção prévia realizada pelo Circuito Paulista de Batalhas de MCs, 16 jovens das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Sorocaba se encontram para mostrar seus melhores improvisos disputando uma vaga na grande final do torneio de batalhas. Organização: Mamuti / Juradas: MC Clara Lima e MC Gabi Nyarai / Apresentação: Max B.O. / Bases musicais: Família de Rua. MCs da região de Campinas: MC MK (Hortolândia), MC Caldas (Americana), MC NGO (Mogi Guaçu) e MC Inokoshi (Mogi Mirim). MCs da região de Jundiaí: Lili MC (Várzea Paulista), VagoZ (Jundiaí), Johnsix (Cabreúva) e MC AJS (Várzea Paulista). MCs da Região de Piracicaba: MC Gabs (Rio Claro), MC Z’us (Rio Claro), MC P3 (Rio Claro) e MC Salean (Limeira). MCs da Região de Sorocaba: MC Jéssi (Salto), Pajé MC (Itapeva), Gaasa MC (Itapeva) e MC Street (Itu).
Eliminatórias das regiões de Campinas e Piracicaba: Dia 11/9, sábado, às 17h30
Eliminatórias das regiões de Jundiaí e Sorocaba: Dia 12/9, domingo, às 17h30
Para assistir e votar, preencha o formulário disponível em https://bit.ly/BatalhaMCSesc e receba o link da transmissão ao vivo
Ao vivo BATALHAS DE MC’s – Final
Os 4 MC’s vencedores das eliminatórias das regiões de Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Sorocaba se encontram para mandar suas rimas na decisão do torneio-demonstração de batalha de rimas do Circuito Sesc de Artes 2021.
Dia 18/9, sábado, 17h30. 16 anos.
Para assistir e votar, preencha o formulário disponível em https://bit.ly/BatalhaMCSesc e
receba o link da transmissão ao vivo
Música Ao vivo
Música em Pauta: Regentes Os regentes André Müzel, da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Maikel Morelli, da Orquestra de Sopros de Araras e Rodrigo Müller, da Orquestra Sinfônica de Limeira, sob a mediação do violinista Luís Fernando Fischer Dutra, promovem debate sobre a situação atual da música no cenário do interior paulista.
Dia 9, quinta, 20h. Livre.
Turismo Social Exposição
As marcas dos marcos
Exposição fotográfica digital que se desdobra em imagens 360º dos espaços arquitetônicos importantes das cidades de Limeira, Rio Claro, Araras, Tietê, Capivari, São Pedro e Águas de São Pedro. Destacando detalhes destes espaços que muitas vezes são imperceptíveis no olhar cotidiano.
De 10 a 16, segunda a sábado, 11h. Livre.
Acompanhe em: Facebook e Instagram/sescpiracicaba
Cinema e Vídeo Intercâmbio Cinematográfico “Outros Interiores”
O intercâmbio entre realizadores cinematográficos de diferentes municípios do interior do Brasil busca refletir o papel da produção cinematográfica como um meio de (re)conhecimento de outros modos de existência e criação de subjetividades múltiplas, proporcionando diálogos entre identidades emergentes e novas territorialidades por meio da sétima arte. A abertura de cada encontro será realizada por anfitriões de cidades participantes do Circuito Sesc de Artes 2021 para abordar a produção cinematográfica de seu município.
O intercâmbio é destinado a realizadores de audiovisual, sejam iniciantes ou que já tenham experiência. As vagas serão destinadas prioritariamente a pessoas e grupos que atuam em produções audiovisuais dos municípios que participarão do Circuito (Araras, Rio Claro, Limeira, Águas de São Pedro, Tietê, São Pedro e Capivari).
De 14 a 17/9, terça a sexta, das 19h às 21h. 16 anos.
Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br – a partir de 2/9
Importante: Inscreva-se somente na certeza da sua participação
Dia 14: (Re)conhecimento de outros modos de existência, produção em ficção a partir de Contagem/MG Com Thiago Macêdo Correia e Maurilio Martins (Filmes de Plástico – Contagem/MG). Anfitriã: Kit Menezes (São Pedro/SP). Mediação: Bruna Epiphanio e Rogério Borges.
Dia 15: Produções independentes ficcionais e experimentais
Com Marco Antonio Pereira (Cordisburgo/MG) e Yuji Kodato (Uberlândia/MG).
Anfitrião: Giovani Beloto (Tietê/SP). Mediação: Rogério Borges.
Dia 16: Identidades emergentes e novas territorialidades
Com Dacia Ibiapina (DF) e Glenda Nicácio (BA). Anfitriã: Mariana Kimura (Limeira/SP).
Mediação: Bruna Epiphanio.
Dia 17: Co-criação com os indivíduos e comunidades (o processo com os yanomamis)
Com Luiz Bolognesi (São Paulo). Anfitriã: Isadora Torres (Rio Claro/SP). Mediação: Bruna Epiphanio e Rogério Borges.