“Duzentos milhões de pessoas prestes a ter seu carnaval transformado numa parada militar por um homem chamado Capitão Bossa Nova. Bolsonaro, não esqueçam o nome”
Na noite de domingo (28), durante a apresentação do U2 em Belfast, na Irlanda do Norte, o vocalista da banda, Bono, voltou a encarnar o personagem MacPhisto. Um de seus personagens mais antigos, que surgiu no palco para fazer críticas políticas.
O personagem de Bono Vox existe desde a década de 90 e, em outros tempos, já criticou George W. Bush. Desta vez, foi a vez de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de Rodrigo Duterte, das Filipinas, e do recém-eleito no Brasil, Jair Bolsonaro.
Através do uso de tecnologia de captura facial, ele se transforma no palco num demônio e faz comentários políticos.
Nas últimas semanas, durante os shows da turnê “Experience & Innocence” o cantor vem nomeando aqueles políticos que fariam parte do “exército de MacPhisto”.
“Estão olhando o quê, Belfast? Nunca viram um político antes? Os demônios MacPhisto estão tomando todo o globo: meu tipo de pessoa, como o Donald, fazendo a América odiar de novo. E meu menino bonito filipino, Rodrigo Duterte.”
E mais:
“Duzentos milhões de pessoas prestes a ter seu carnaval transformado numa parada militar por um homem chamado capitão Bossa Nova. Bolsonaro, não esqueçam o nome. Muitos nomes, mas apenas um rosto. O meu. Lembrem-se, Belfast. É quando vocês acreditam que eu não existo, que faço meu trabalho melhor.”
Dizendo-se amigo de Lula, Bono foi um entusiasta do governo petista, a quem chamou de “tesouro global”.
O encontro de Lula com Bono Vox, do U2, em 2013, que Fernando Morais contou para Moro e que o juiz chamou de “propaganda”. #timelula
Posted by Lula on Monday, June 11, 2018
O personagem MacPhisto; “Mac” vem de McDonalds, uma representação do capitalismo feita pela banda. “Phisto” vem de Mefistófiles, o demônio que faz o pacto com Fausto, da obra do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Fausto é um dos personagens mais complexos e conhecidos da literatura, que desiludido com o seu tempo, aceita o acordo com Mefistófiles.