Já os leitos de UTI do SUS têm 86% de ocupação nesta segunda-feira (31).
Piracicaba (SP) chegou nesta segunda-feira (31) a 102% de ocupação nos leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19, informou a prefeitura. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão com 86% da ocupação.
De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, a ocupação acima de 100% significa que os leitos para pacientes com Covid-19 estão lotados, mas que os pacientes estão em leitos que até então não estavam contratualizados com o Ministério da Saúde.
Os leitos extras serão oficializados para atender essa demanda, segundo a administração. Não há pacientes desassistidos.
O crescimento nas taxas de internações ocorre desde o início de janeiro, por conta de um novo avanço do coronavírus na cidade e na região, que têm registrado recordes de casos da doença.
No último sábado, os leitos de UTI da rede municipal chegaram a 100% de ocupação.
Segundo a prefeitura, eram 20 vagas e todas estavam ocupadas, mas nenhum paciente estava desassistido ou em fila aguardando por leito.
“A pasta lembra, também, que existe a capacidade suficiente para a ampliação de novos leitos de UTI, tendo em vista que, em julho do ano passado, somente no SUS, eram mais de 80 leitos de UTI Covid-19 disponibilizados, com ocupação média de 54% das vagas.”
A administração ressalta que que a retomada da oferta de leitos está sendo feita de forma gradativa, conforme a necessidade.
Fonte: g1 Piracicaba e Região