Empresa informou que equipes da concessionária trabalham para restabelecer o sistema de drenagem e recuperação da área afetada.
A empresa Rumo Malha Paulista retomou o transporte ferroviário em São Carlos (SP) na madrugada desta terça-feira (3). O serviço, que estava paralisado devido à chuva de quarta-feira (28), foi retomado às 2h50, informou a concessionária.
A chuva que causou estragos em São Carlos provocou uma erosão e abalou a estrutura da linha do trem sobre o Córrego do Monjolinho. Desde então, equipes da concessionária trabalham para restabelecer o sistema de drenagem e recuperação da área afetada.
Segundo a Rumo, os serviços continuam sendo feitos no local. A prefeitura informou que as obras são de responsabilidade da empresa.
Prejuízos
O g1 entrou em contato com a empresa para saber sobre os impactos da paralisação. A assessoria de imprensa da Rumo informou nesta terça-feira que essas questões ainda estão sendo levantadas pela empresa.
Na quinta-feira (29), o vice-prefeito de São Carlos, Édson Ferraz (MDB), informou que as cargas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Norte do estado de São Paulo ficaram impossibilitadas de chegar ao porto de Santos por conta da interrupção.
Atualmente, a companhia opera 12 terminais de transbordo e seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A prefeitura de São Carlos e a Rumo discutem medidas para aumentar a vazão do córrego que passa pelo local para solucionar os problemas de drenagem na região da Rotatória do Cristo.
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara