Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia identifica suspeito de pichar frases terraplanistas em capela e outros prédios públicos em Araras

‘Igrejinha’ foi um dos alvos e, além das frases, teve questionamento de santidades e outros danos. Um celular foi apreendido com homem, que pode responder por pelo menos 3 crimes.

A Polícia Civil de Araras (SP) identificou, nesta sexta-feira (5), um jovem suspeito de ter vandalizado uma capela, prédios públicos e religiosos e monumentos com pichação de frases terraplanistas. Ele foi ouvido e liberado e teve o celular apreendido.

Anuncie aqui

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a Polícia Civil segue com a investigação e realiza diligências para comprovar a participação do suspeito no delito, inclusive com perícia em seu celular.

A identidade dele não foi divulgada e, por isso, não foi possível localizar o homem e a defesa dele. Ele pode responder por pelo menos 3 crimes.

Entre os lugares vandalizados estão:

Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro rural Elihu Root;
Letreiro “Eu te amo Araras”, no Lago Municipal;
Basílica Nossa Senhora do Patrocínio;
Templo da Igreja Assembleia de Deus;
Prefeitura Municipal;
Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT);
Casa da Cultura;
Caixa Econômica Federal;
Monumento ao Centenário de Araras (Obelisco), na Praça Barão de Araras;
Posto de saúde do Assentamento Rural III.

Em todas as pichações, há a frase “A Terra é plana” ou “A Terra é plana, pesquise”.

Em prédios religiosos, o pichador também coloca versículos da Bíblia que, segundo ele, comprovariam a teoria do terraplanismo – teoria da conspiração já desmentida por especialistas.

Na capela Nossa Senhora da Piedade, local mais vandalizado, ele ainda escreveu que “a Terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e que “a Bíblia também diz que a Terra é plana”.

 

Porta queimada e paredes pichadas em ato de vandalismo em capela de Araras — Foto: Gabriela Ferraz/EPTV

O vândalo pode responder pelos seguintes crimes:

Ultraje a culto (no caso da capela): O artigo 208 da lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940 diz que comete o crime quem escarnecer (zombar) de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar (desprezar) publicamente ato ou objeto de culto religioso. A pena é de 1 mês a 1 ano de prisão ou multa.

Dano (no caso da capela): destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia está no artigo 163 da Lei nº 2.848/1940. Pena de 1 a 6 meses de prisão ou multa.
Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar (sujar) edificação ou monumentos urbanos (no caso da capela e dos outros prédios): Artigo 65 – Lei nº 9.605 / 1998. Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa.

Fonte:  g1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

CPP Rio Claro Celebra o Dia do Professor com Confraternização e Música

Diretoria e colaboradores se reúnem em um encontro de integração marcado por alegria, união e a apresentação do Coral...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Obras da 3ª faixa da SP 310 promovem alterações no tráfego...

Primeira das cinco etapas das obras para adequação estrutural do viaduto do trevo da Viviani começa nesta quarta. A Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza,...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Polícia Militar prende homem por violência doméstica e apreende pés de...

Durante atendimento a ocorrência no bairro Diário Ville, equipe localizou quatro plantas de maconha e prendeu o suspeito em flagrante. Na manhã de quarta-feira (29),...
Anuncie aqui

Alcides e Angela Zanellato Prado: 70 anos de um amor que...

Bodas de Vinho celebram uma história de fé, família e eternos laços de amor. Em quatro décadas de jornalismo social, já testemunhei muitas histórias de...

Delivery do Almoço Mineiro une solidariedade e sabor em Rio Claro

Evento beneficente arrecadou fundos para a compra de um Bilirrubinômetro Transcutâneo Neonatal destinado à UTI Neonatal da Santa Casa de Rio Claro   No dia 4...
Anuncie aqui