Infraero faz levantamento de informações em Rio Claro.
A escolha da área para a possível implantação de um novo aeroporto no município de Rio Claro também irá considerar espaço para a instalação de um porto seco. A informação foi confirmada durante reunião do prefeito Gustavo com técnicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que vieram a Rio Claro nesta semana para visita técnica para estudo sobre o desenvolvimento de novo terminal regional.
“Com um porto seco, as empresas de Rio Claro e região terão facilidade e economia na importação e exportação de produtos, o que representará um grande avanço no desenvolvimento regional”, observa o prefeito Gustavo. “O porto seco atrai milhares de empregos e novas indústrias”, ressalta. “Vamos mudar para melhor a história de Rio Claro”.
O porto seco é uma área de alfândega, de uso público, localizada em uma zona secundária, perto de regiões que possuem um volume intenso de cargas a serem comercializadas e fora dos portos principais.
O prefeito Gustavo tem a implantação de um porto seco como uma das metas de seu governo. Parecer conclusivo de um estudo de viabilidade de implantação realizado no segundo semestre do ano passado por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) apontou que o município de Rio Claro detém plenas condições econômicas, territoriais, mercadológicas e logísticas para sediar um porto seco.
Ao comentar o parecer, o professor Auro Aparecido Mendes, coordenador do estudo, destacou que “as informações são amplamente favoráveis ao projeto rio-clarense. É importante que Rio Claro saia na frente e implante o porto seco”.
Entre os requisitos de Rio Claro levantados no estudo da Unesp estão a localização geográfica privilegiada, redes logísticas, proximidade com a ferrovia, boa acessibilidade ao Porto de Santos e aos três aeroportos internacionais do Estado de São Paulo, vias rodoviárias com acesso rápido, legislação de zoneamento favorável e terrenos vazios e edificações. “Com um aeroporto regional em Rio Claro, ao lado do porto seco, a logística de transporte de cargas ficará ainda mais favorável”, observa o prefeito Gustavo.
Três técnicos da Infraero chegaram quarta-feira (24) a Rio Claro em busca de informações que irão alimentar os estudos sobre quais as condições que o município oferece para ter um novo aeroporto. No primeiro dia, os técnicos se reuniram com o prefeito Gustavo e logo depois fizeram vistoria em uma das áreas propostas para a construção do terminal. Outras áreas estão sendo analisadas. A equipe também foi recebida pelo Aeroclube de Rio Claro, que deu apoio para a visita técnica.
“Sabemos que este assunto gera alguma desconfiança nos rio-clarenses, pois há décadas se anuncia um novo aeroporto para a cidade. Não estamos prometendo, estamos tratando do assunto com seriedade e vamos buscar todas as alternativas para que, se possível, finalmente Rio Claro desative o atual aeroporto em sua área urbana e tenha um novo aeroporto, maior, moderno e bem localizado”, afirma o prefeito Gustavo. “A presença da Infraero me faz pensar que desta vez Rio Claro finalmente terá o aeroporto regional”, afirma Gustavo.