O deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical na costa da Região Sul, deve espalhar áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, contribuindo para o avanço de nuvens carregadas pelo Rio De Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias. Além da chuva, temperaturas que diminuem bem, principalmente no Sul de Minas e no estado do Rio de Janeiro.
A passagem da frente fria provoca chuva em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, no estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Não deve chover mais no Sul de Minas neste fim de semana, mas o frio aumenta na madrugadas e pode gear no amanhecer do domingo nas cidades de altitude mais elevada, como Maria da Fé, Monte Verde e também em Campos do Jordão, em São Paulo.
Risco de chuva forte
A chuva ganha força neste sábado (17) sobre o centro-norte do Rio, centro-sul do Espírito Santo, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce e no centro-oeste de Minas Minas Gerais. O risco é de temporais, com raios e ventania. As rajadas de vento durante os temporais podem variar de 50 a 70 km/h.
O final de semana será bastante úmido e a sensação de frio aumenta, devido ao predomínio de céu encoberto (falta do sol) e a presença de ar frio de origem polar.
No domingo (18), a chuva dá uma trégua no oeste e sul de Minas e sol volta a predominar. Enquanto isso, a chuva se concentra mais no norte fluminense, no leste e no nordeste de Minas Gerais e por todo o estado do Espírito Santo, chegando até o sul da Bahia.