Inicialmente, prefeitura está investimento R$ 300 mil nas obras.
Um dos cartões postais de Rio Claro, o prédio do Gabinete de Leitura está passando por reforma. “Aquele é um patrimônio muito importante da história rio-clarense e há muito tempo não recebia nenhuma manutenção”, ressalta o prefeito Gustavo.
A obra será feita em duas etapas. “Nesta primeira fase estão sendo investidos R$ 300 mil, com recursos próprios da prefeitura”, informa o secretário municipal de Cultura, Dalberto Christofoletti.
As obras iniciais incluem a substituição ou recuperação da parte de madeira danificada, como caixilhos, batentes e guarnições. Também estão sendo instaladas novas travas nas janelas e executada a pintura interna dos dois andares e da fachada.
Na segunda fase da reforma o piso do prédio será restaurado e o mobiliário readequado. “Também faremos a revitalização da madeira dos armários de livros raros e da escadaria”, anuncia o secretário Dalberto.
O Gabinete de Leitura foi criado em 1876 com o propósito de servir à vida cultural da cidade e de suprir a carência escolar do município, mantendo uma escola noturna gratuita e uma biblioteca. A nova sede, que substituiu a anterior, foi concluída em 1889 e inaugurada um ano depois. Na construção foi utilizada a alvenaria de tijolos e empregada a mão-de-obra livre. O prédio apresenta fachada eclética com elementos do estilo neoclássico, como platibanda, frontões sobre as envasaduras e pilastras, conforme informações do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O prédio está localizado na Avenida 4, entre as ruas 5 e 6, no centro histórico de Rio Claro.