Prefeitura trabalha para ampliar arborização no município. Pedidos de plantio podem ser feitos no Atende Fácil.
Em um amplo programa para ampliar a arborização da cidade, o governo municipal de Rio Claro já plantou, desde 2017, aproximadamente 17 mil mudas, em vias públicas, na frente de residências e com ações de reflorestamento em áreas de proteção ambiental, além do trabalho educativo envolvendo alunos da rede escolar. Além disso o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) tem viveiro próprio de mudas que são doadas para proteção e conservação de nascentes e mananciais. Entre 2017 e 2018, cerca de 4.500 mudas da autarquia foram plantadas com essa finalidade.
“Incentivamos os moradores a terem árvores em frente à suas casas”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Além de embelezarem a cidade, as árvores desempenham importante papel na qualidade ambiental do município e são um eficiente recurso natural para diminuir o calor”, ressalta.
Embora o plantio em frente a imóveis tenha crescido de 2017 para 2018, a prefeitura quer ampliar ainda mais esse atendimento, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri. No ano retrasado, em frente a residências, foram plantadas 1.200 mudas e no ano passado, outras 1.500. “Neste primeiro quadrimestre de 2019 fizemos cerca de 600 plantios em frente das casas”, informa, destacando que a muda sempre é escolhida de acordo com o local onde será plantada. Além disto, também foram feitos reflorestamentos e plantio em áreas públicas, totalizando cerca de 17.000 árvores.
“Na área urbana são plantadas árvores, observando situações como fiação elétrica, sob a qual são colocadas árvores de pequeno porte como resedá, murta, ipê de jardim e grevilea de jardim”, explica Cerri. Para espaços sem rede elétrica é possível o plantio de árvores de médio porte como ipês brancos e amarelos, escumilha, calistemo e unha de vaca.
“Além dos ganhos no aspecto e do embelezamento, a ampliação da arborização também representa um ganho importante para a qualidade do ar”, lembra o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.
A prefeitura tem atualmente cerca de sete mil mudas em seu viveiro. O plantio de mudas em frente às residências é gratuito, além de fornecer as orientações necessárias para que a árvore cresça saudável. Os pedidos devem ser feitos no Atende Fácil, localizado na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
Quem quer dispor desse serviço deve tomar algumas providências antes de solicitar o plantio. A principal delas é preparar a calçada em frente à sua casa para que os funcionários municipais façam o serviço. Se o passeio público não tiver área já aberta para a árvore ser colocada, o interessado deve abrir o espaço. Para garantir que o serviço seja feito corretamente, é recomendada a contratação de pedreiro. Também é de responsabilidade do munícipe providenciar o reparo do passeio após o plantio e a colocação de cambotas, que podem ser adquiridas nas floriculturas, em torno da muda de árvore.
Na área urbana, a preocupação da prefeitura com a arborização também inclui os projetos habitacionais populares mais recentes. De acordo com o secretário municipal da Habitação, Anderson Golucci, no ano passado foram plantadas aproximadamente sete mil mudas em conjuntos residenciais de interesse social, com o objetivo não apenas de ampliar a arborização como também garantir a reposição de árvores necessária para a compensação ambiental relativa a esses empreendimentos. “Providenciamos o plantio e também fazemos da manutenção dessas árvores providenciando os cuidados necessários”, explica Golucci.