Um sistema de alta pressão atmosférica começa a se intensificar sobre o interior do Brasil reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições para a chuva no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte da Região Sul. É esta alta pressão que vai gerar a onda de calor nos próximos dias. As temperaturas começam a se elevar no país.
Uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se afastar para o oceano nesta quinta-feira. O ar frio desta frente fria não consegue avançar sobre o Sul do Brasil.
O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil permitindo a formação de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva e raios, que podem ser fortes.
A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral do Amapá.
Previsão do tempo para o Brasil para 14/12/2023 – quinta-feira
Região Sul
Uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se afastar para o oceano nesta quinta-feira. O ar frio desta frente fria não consegue avançar sobre o Sul do Brasil. Esta é uma quinta-feira de calor em todos os estados da Região Sul e Porto Alegre vai ficar entre as capitais mais quentes do país.
Um ar seco predomina sobre o Paraná e também sobre Santa Catarina. Os dois estados passam o dia com muito sol e algumas nuvens. Só há previsão de poucas pancadas de chuva na região serrana de Santa Catarina. O dia é com sol forte em Curitiba e também em Florianópolis.
No Rio Grande do Sul, mesmo com a frente fria se afastando para alto-mar, ainda teremos áreas de estabilidade no estado. Tem previsão de pancadas de chuva em todas as áreas do Rio Grande do Sul, com uma situação de atenção para a chuva moderada a forte no centro-sul e sudoeste do estado.
Destaque para o ar seco no centro-oeste e norte do Paraná, onde os níveis de umidade no ar devem ficar entre 21 e 30%
Atenção para o grande aquecimento que está sendo esperado sobre o Sul do Brasil nos próximos dias! Temperaturas acima dos 40°C devem ocorrer no Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode chegar nos 40°C no domingo
Região Sudeste
Um sistema de alta pressão atmosférica começa a se intensificar sobre a Região Sudeste, reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições para a chuva. É esta alta pressão que vai gerar a onda de calor nos próximos dias.
Nesta quinta-feira, grande parte da Região Sudeste já terá um dia com sol forte, alguma nebulosidade, mas sem chuva, e as temperaturas sobem em relação aos últimos dias. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a temperatura máxima nesta quarta-feira ficou em torno dos 30°C e a previsão para esta quinta-feira já é de temperatura de 33°C. Temperaturas em torno dos 40°C já poderão ocorrer no norte/noroeste mineiro
Tem previsão de poucas pancadas de chuva com raios, à tarde ou no começo da noite, na parte centro-oeste e norte do estado de São Paulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na serra a no noroeste do estado do Rio De Janeiro. Algumas pancadas de chuva passageiras também podem ocorrer em Vitória e no centro sul do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce (MG)
A chuva no estado capixaba não representa alívio relevante ao quadro de estiagem que está já sendo detectado no Espírito Santo. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou, Estado de Alerta sobre a situação hídrica no Estado.
Atenção para o ar seco no centro-oeste e sul do estado de São Paul, no centro-norte e oeste de Minas Gerais, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% durante várias horas ao longo do dia.
Região Centro-Oeste
A onda de calor que começa a se estabelecer sobre o Brasil nesta quinta-feira aumenta a temperatura e reduz a chuva também na Região Centro-Oeste.
Para esta quinta-feira, a previsão é de sol forte em Goiás no Distrito Federal. Há uma possibilidade de algumas poucas pancadas de chuva a partir da tarde na divisa de Goiás com Mato Grosso
No estado de Mato Grosso, o sol também vai aparecer forte ao longo do dia, mas com calor, algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde nas primeiras horas da noite. Essa chuva vai acontecer em pequenas áreas, com curta duração. O calor é que vai ser intenso.
Para o estado de Mato Grosso do Sul, a previsão também é de muito sol ao longo desta quinta-feira. Tem condições de pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as áreas, mas de forma bastante isoladas, com curta duração. Não deve chover na região de Campo Grande e nem na parte centro-oeste de Mato Grosso do Sul.
As capitais Cuiabá, Goiânia e Campo Grande estarão entre as mais quentes do Brasil.
Atenção nesta quinta-feira para o ar seco na região do Distrito Federal e na maioria das áreas de Goiás, com níveis de umidade entre 21% e 30% durante várias horas consecutivas. Na região da Chapada dos Veadeiros, na divisa de Goiás com a Bahia,a situação é de alerta para o ar seco, com nível de umidade entre 11% e 20% .
Região Nordeste
A presença de um vórtice ciclônico em altos níveis sobre o Nordeste do Brasil deixa o ar mais seco, reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva. A baixa umidade do ar dificulta a formação de grandes nuvens na maior parte da Região.
O sol aparece forte nesta quinta-feira em todos os estados do Nordeste. Chove de forma passageira na faixa litorânea, desde a Paraíba até o Ilhéus, no litoral da Bahia. A chuva pode ser moderada na região de Salvador e no litoral norte baiano, no litoral de Alagoas e de Pernambuco.
No interior da Região, algumas pancadas de chuva com raios poderão a qualquer hora no interior do Maranhão, em Teresina e no extremo oeste do Piauí, na divisa com o Maranhão. Mas estas pancadas de chuva não devem causar transtornos.
Nas áreas de sertão, no centro, sul e leste do Piauí e em quase todo o interior da Bahia, a situação é de atenção para níveis de umidade do ar baixos entre 21% e 30%. No oeste da Bahia, o ar fica ainda mais seco, e a situação é de alerta, com níveis de umidade entre 11% e 20%
Região Norte
O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil, o que permite a formação de nuvens carregadas sobre todos os estados da Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a ocorrência de chuva no Amapá.
No Acre, em Rondônia, no Amazonas, no oeste e sul de Roraima, no centro-oeste e sul do Pará, o tempo fica instável, com várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. Mas também ocorrem períodos de sol.
Alerta para temporais no Acre, no centro, sul e oeste do Amazonas. O restante do Amazonas, incluindo Manaus, o sul de Roraima, o centro, oeste e sul do Pará e Rondônia podem ter chuva moderada a forte.
No Amapá, no norte e leste de Roraima, na maioria das áreas do Tocantins, no norte e leste do Pará, o sol aparece forte e algumas pancadas de chuva e raios ocorrem à tarde e em parte da noite.
Não deve chover no sul e no leste do Tocantins e nestas áreas, a umidade relativa do ar fica entre 11% e 20%
Macapá, Palmas e Boa Vista ficam entre as capitais mais quentes nesta quarta-feira.
Como ver a chuva de meteoros Geminídeas
Alertas meteorológicos para 14/12/2023 – quinta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Manaus, Porto Velho, Rio Branco.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no Acre, no sul, centro e oeste do Amazonas
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no sudoeste centro-sul do Rio Grande do Sul, na divisa de Mato Grosso com o Pará, em Rondônia, no centro, sul, leste e norte do Amazonas, em Rondônia, no oeste e sul de Roraima, no oeste, centro e sul do Pará.
Atenção para chuva moderada na região de Salvador e no litoral norte baiano, no litoral de Alagoas e de Pernambuco.
Alerta para o ar muito seco com níveis de umidade do ar entre 11% e 20% no oeste da Bahia, na Chapada dos Veadeiros (GO), no sul e leste do Tocantins.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro, oeste e norte de Minas Gerais, em quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, no centro, oeste e sul de São Paulo, em quase todo o interior da Bahia, no sertão do Nordeste, centro, norte e oeste do Paraná.