Anuncie aqui
Anuncie aqui

Ampla programação sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU chega a Rio Claro

O Caminhão Conhecendo os ODS estará na cidade nos dias 9 e 10 de agosto. A cidade é uma das três localidades do país que recebe o projeto.

Depois de passar por Joinville (SC) e Manaus (AM), chegou a hora de Rio Claro receber as atrações do projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’, que estará na cidade nos dias 9 e 10 de agosto oferecendo uma ampla programação para mostrar, na prática, como cada cidadão pode colaborar para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No dia 10, das 10h às 18h, a população é convidada a participar de mais de 30 atividades gratuitas na Praça Central da cidade, localizada na rua 3, Centro.

Anuncie aqui

Entre essas atividades estão orientações sobre saúde, aferição de pressão arterial, teste de Hepatite C, de glicemia, avaliação nutricional; oficinas de culinária sustentável com o Consulado da Mulher e de produção de hortas em garrafas PET. Informações sobre plantas alimentícias não convencionais (PANCs), compostagem doméstica e demonstração de energia solar com bomba d´agua também fazem parte da programação. Haverá, ainda, palestras sobre como construir um bom currículo, como usar a comunicação não-violenta, além exposição de projetos socioambientais desenvolvidos na cidade por diferentes instituições.

O projeto ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ é desenvolvido pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Rio Claro é uma das três cidades do país a receber a iniciativa, que já passou por Joinville (SC) dia 6 de Julho, onde reuniu 4,7 mil pessoas; e Manaus (AM), no último dia 27, em que participaram 3,2 mil moradores diretamente.

As três cidades escolhidas para receber o projeto abrigam as três unidades de produção da Whirlpool Corporation no Brasil. Segundo Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, Sustentabilidade, Segurança Corporativa, RI e Comunicação da empresa, as metas da ONU são muito relevantes e a empresa está empenhada no compromisso de atingir todos os objetivos.

“Com o caminhão nossa expectativa é impactar mais de 20 mil pessoas, além de conscientizar e engajar as comunidades sobre a importância dos temas. Temos uma atuação contínua de Responsabilidade Social, na qual já assistimos a mais de 30 mil mulheres em todo o país e de Sustentabilidade, onde conseguimos importantes resultados no uso sustentável dos recursos naturais (água e energia), na redução da emissão de gases e resíduos, por exemplo, e agora vamos expandir nossa atuação em outros assuntos que envolvem o desenvolvimento do planeta ”

afirma Gallina.

Caminhão na Praça

A chegada do Caminhão Conhecendo os ODS em Rio Claro está prevista para o dia 09 de agosto, sexta-feira, quando será realizado o Talks Conhecendo os ODS, pré-evento do projeto, formado por mini apresentações que contextualizam a aplicação da Agenda 2030 por empresas, instituições e setor público.

No sábado, dia 10, o Caminhão ficará estacionado na Praça Central e, dentro dele, o público poderá conhecer informações, exposição de fotos e vídeos em realidade virtual relacionados aos ODS 1, 5,10 e 16. Fora do caminhão, tendas representativas dos outros 13 temas vão oferecer atividades diversas.

Além disso, haverá programação especial para crianças, como jogos educativos, pintura de rosto e brincadeiras. No palco do projeto serão apresentadas atrações como dança do ventre, dança circular, meditação, shows de voz e violão com Laurinha Ribeiro e Beatriz Bessa, além de rodas de conversa sobre parto e trabalho de doulas, creche parental e outras atrações.

Toda a programação do ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ foi organizada em parceria com entidades públicas e privadas, empresas e voluntários da cidade. Entre elas, as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente.

Rota dos 17 ODS e Bandeiras dos ODS

Além da programação nos dias 9 e 10 de Agosto, Rio Claro também recebeu outras duas ações relativas ao projeto Caminhão Conhecendo os ODS. Uma delas foi a Rota dos 17 ODS, que já pode ser conferida pela população em vários pontos da cidade. São pinturas relativas a cada um dos ODS, feitas por voluntários em 17 pontos. O percurso da Rota, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta pela população, pode ser visualizado aqui.

A outra ação terá seu resultado apresentado no evento principal. É a apresentação de bandeiras com as cores dos ODS, confeccionadas com a ajuda de estudantes da cidade, em sua maioria da rede pública municipal. Eles escreveram em centenas de retalhos que formam as bandeiras o que desejam para Rio Claro até o ano de 2030, prazo máximo definido pela ONU e seus países signatários para o alcance das 17 proposições e suas 169 metas.

“As duas ações ficarão como legado do projeto para a cidade. Elas atingiram o objetivo que tínhamos planejado, que era engajar o maior número de pessoas em torno da divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de sua importância para tornarmos o mundo, o nosso país e cada cidade melhores não só para esta, mas também para as futuras gerações”

explica a CEO da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030.

Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

  1. Erradicação da Pobreza.
  2. Fome Zero e Agricultura Sustentável.
  3. Saúde e Bem-Estar.
  4. Educação de Qualidade.
  5. Igualdade de Gênero.
  6. Água Potável e Saneamento.
  7. Energia Acessível e Limpa.
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura.
  10. Redução das Desigualdades.
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis.
  12. Consumo e Produção Responsáveis.
  13. Ação contra a Mudança Global do Clima.
  14. Vida na Água.
  15. Vida Terrestre.
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
  17. Parcerias e Meios de Implementação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site http://ntics.com.br/caminhaoods.

 

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Em busca de (efetiva) igualdade!

Na Constituição de 1988 constou, como direito e garantia fundamental, que todos são iguais perante a lei, sem distinção...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...
Anuncie aqui