Em 2017, outro cão da GCM foi campeão na modalidade de detecção de entorpecentes

O canil da Guarda Civil Municipal rio-clarense foi um dos destaques do 10º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais. A disputa foi realizada no início deste mês em Sumaré e a cadela de faro Pandora, de Rio Claro, conquistou a quarta colocação na detecção de entorpecentes. Disputaram 22 cidades e 32 equipes. Pandora participou acompanhada dos guardas municipais Ritter e De Souza.

“Os bons resultados que o canil da Guarda Municipal vem obtendo é reflexo de um trabalho sério, voltado para o aperfeiçoamento e constante busca de melhoria no atendimento à população”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, ressaltando que o uso de cães na área de segurança é extremamente eficaz.

Na prova de detecção o cão deve localizar os entorpecentes no menor tempo possível. Pandora, que é da raça pastor belga de malinois, cumpriu a prova em 4 minutos e 25 segundos. Na primeira colocação dessa modalidade ficou a GCM de Campinas, seguida das guardas civis de Santa Bárbara D’Oeste e de Santana de Parnaíba.

Em 2017 a Guarda Civil de Rio Claro conquistou o título de detecção de entorpecentes no torneio com o cão de faro Áthila, que realizou a prova em um minuto e 43 segundos, estabelecendo novo recorde. Em maio deste ano o cão Áthila faleceu por problemas renais.

De acordo com o Guarda Civil Palma, coordenador do canil da GCM de Rio Claro, o município a princípio não participaria da edição deste ano do campeonato, pois não havia tempo hábil para a preparação após a morte de Áthila. Com três anos de idade, a cadela Pandora chegou à Guarda Civil de Rio Claro já adulta e sem treino em detecção de entorpecentes.

“Acabamos decidindo participar mesmo com tempo reduzido de treino, para termos uma ideia do nível em que estava Pandora”, explica Palma. “Para a nossa surpresa, ela ficou na quarta colocação, que é um ótimo resultado”, acrescenta, destacando que a Guarda Civil já está se preparando para tentar o primeiro lugar no ano que vem.