A vacinação na área urbana deverá ser iniciada em agosto, conforme calendário a ser divulgado.

Rio Claro iniciou na terça-feira (9) campanha anual de vacinação antirrábica na área rural do município. Cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, começaram os trabalhos pela região da Mata Negra e percorrem as propriedades rurais desta região para vacinar gratuitamente os animais.

A estimativa é de que as equipes levem cerca de 15 dias para concluir a vacinação na Mata Negra e na sequência serão deslocadas para os distritos de Ajapi e Ferraz. “A vacinação na área rural, ao todo, deve durar entre três e quatro meses”, observa Diego Reis, gerente do CCZ, que explica que no caso de animais com alguma enfermidade, é aguardado o fim do tratamento, para que então o dono leve o animal ao CCZ para receber a vacina.

A abordagem nos sítios e fazendas é feita por funcionários devidamente identificados. A estimativa é de que neste ano cerca de 3.500 cães e gatos sejam vacinados na área rural. Já os animais de grande porte como equinos e bovinos devem ter a vacina providenciada pelos proprietários.

A vacinação dos animais na área urbana também já está sendo organizada e deve acontecer em agosto. O cronograma está sendo elaborado e o município deve contar com vários pontos de vacinação. Paralelamente a este trabalho, o Centro de Controle de Zoonoses realiza vacinação o ano todo em sua sede, na Rua Alfa, 287, Distrito Industrial. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas.