Anuncie aqui
Anuncie aqui

Casos de sarampo na AFA chegam a 95 com novas confirmações em Pirassununga

Resultados são referentes aos suspeitos do surto registrado em fevereiro. Há ainda cinco suspeitas aguardando exames, duas delas foram notificadas na última sexta-feira.

Com a confirmação de mais 19 casos de sarampo entre os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), na terça-feira (10), chega a 95 o número de contaminados no surto que atingiu a unidade entre janeiro e fevereiro.

Anuncie aqui

Seis casos suspeitos foram descartados e há ainda cinco aguardando exames, duas delas foram notificadas na última sexta-feira (6).

Notificações

Os alunos chegaram à AFA em 9 de janeiro e as primeiras notificações – cerca de 20 –aconteceram formalmente em 31 de janeiro. Os alunos que apresentavam sintomas foram isolados, mas novas notificações foram relatadas nos dias que se seguiram, totalizando 101 até 24 de fevereiro.

A Vigilância Epidemiológica de Pirassununga ainda investiga a fonte da contaminação que resultou no surto de sarampo. A principal suspeita é que tenha se iniciado com um aluno que veio do Rio de Janeiro.

No início de março, a Vigilância confirmou que havia 76 casos sendo que 74 eram dos alunos do primeiro ano e dois casos de civis: uma mulher que esteve no hospital da AFA em 30 de janeiro e uma mulher que tem contato com uma pessoa que trabalha no mesmo hospital. As duas não tinham as duas doses da vacina.

Confinamento contribuiu com disseminação do vírus

Segundo a coordenadora de enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Pirassununga, Patrícia Isabela Cascardo Mellario, a situação de confinamento contribuiu para a disseminação do vírus.

“É uma somatória de fatores: o sarampo é altamente contagioso, uma pessoa passa para outras 18. É aerossol, ele fica em suspensão no ar e o vírus pode sobreviver de 4 a 6 horas no ambiente. Então nessa situação de confinamento que eles estão – é tudo junto o tempo inteiro, desde tomar banho, dormir, comer – e neste período de quarentena, que é o período de adaptação quando eles entram, são expostos a um estresse intenso que faz parte de qualquer treinamento militar, o sistema imunológico deles fica comprometido”, explicou.

Além disso, o levantamento da situação vainal dos alunos apontou que, pelo menos, 26 tinham tomado apenas uma das duas doses recomendadas para o sarampo e vários tinham tomado a vacina há mais de dez anos.

Mas, segundo a enfermeira, um fator decisivo foi a demora no aparecimento dos sintomas. “Como o sarampo começa a ser transmitido seis dias antes das manchas vermelhas aparecerem, então quando os casos surgiram as pessoas já estavam transmitindo antes. Operíodo de encubação do sarampo é de 7 a 21 dias, então às vezes a pessoa teve contato e vai demorar 21 dias para desenvolver.”

A Força Aérea foi procurada, mas não quis se pronunciar sobre o surto, informando que a comunicação seria realizada pela Vigilância Epidemiológica de Pirassununga.

Por nota, quando os primeiros casos foram confirmados, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica afirmou que foram adotados todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, como medidas de controle para evitar a circulação viral, o isolamento dos casos suspeitos durante o período de transmissão, suspensão da participação dos cadetes em atividades coletivas, bem como a utilização de equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais que estavam prestando assistência aos casos suspeitos.

Novas notificações

Na sexta-feira (6), a Vigilância recebeu a notificação de mais dois suspeitos que não fazem parte da turma do 1º ano: um cadete do 3º ano e um médico do hospital.

Como os suspeitos não têm contato frequente com a turma vítima do surto, também está sendo investigada a possibilidade de dengue.

Medidas

Cerca de 4 mil pessoas, entre militares e familiares foram vacinadas contra o sarampo na AFA, em Pirassununga. — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na sexta-feira, terminou a vacinação de cerca de 4 mil pessoas que fazem parte da população da AFA- entre militares e familiares. A ação foi iniciada em 21 de fevereiro, sob orientação da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a fim de conter o surto e evitar novos casos.

“Foi uma campanha indiscriminada, independente de situação vacinal, todos, entre seis meses e 59 anos estava com indicação de receber a vacina. Foi uma ação bem grande também, na tentativa de impedir que esse surto saia lá de dentro e que outros viessem a adoecer também”, afirmou Patrícia.

A Aeronáutica adiou por um mês a cerimônia de promoção dos estagiários a cadetes, que estava prevista para o início de fevereiro. Os alunos também não foram liberados para o carnaval.

Uma morte

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, em 28 de fevereiro, a primeira morte por sarampo no estado em 2020. A vítima é uma criança na cidade de São Paulo sem histórico de vacinação.

O Ministério da Saúde iniciou no dia 10 de fevereiro a primeira etapa da campanha de vacinação contra sarampo de 2020, em parceria com as secretarias estaduais e municípios. O objetivo nacional é alcançar crianças e jovens de 5 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra a doença, até o dia 13 de março.

Sarampo — Foto: Arte G1

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui