Intercâmbio de técnicas operacionais abordou vários assuntos ligados à rotina dos GCMs.

Com a participação de cerca de 100 profissionais de 16 municípios, o intercâmbio de técnicas operacionais entre as guardas civis, encerrado na sexta-feira (10) em Rio Claro, foi sucesso. Novo treinamento já está sendo organizado e deve ser realizado neste ano. “Manter a Guarda Civil bem preparada e treinada é essencial para o bom atendimento à comunidade, por isso a capacitação é prioridade em nosso governo”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O “Training day GAP – Rio Claro” foi realizado na segunda, quarta e sexta-feira (10) em área localizada na Rua 14 com Avenida 23, bairro Consolação. A programação somou 12 horas de atividades por dia, com aperfeiçoamento na atuação de guardas municipais em técnicas de documentação, inteligência, posturas e atuação.

Participaram guardas municipais Rio Claro, Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Araras, Leme, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira, Holambra, Espírito Santo do Pinhal, Limeira, Iracemápolis, São Carlos, Ibaté, São José do Rio Pardo, Estiva Gerbi e São José do Rio Preto. “A troca de experiências também é muito importante, pois amplia as perspectivas”, resume o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

De acordo com o GCM Pinhatti, do Núcleo de Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal, o próximo treinamento da GCM de Rio Claro será divido em módulos. “Nosso objetivo é trabalhar de forma cada vez mais aprofundada os temas de nossos cursos”, adianta.

O treinamento realizado nesta semana também incluiu, com atividades teóricas e práticas, assuntos como funções de cada integrante da equipe em patrulhamentos, técnicas e dinâmicas de abordagem, diálogo e revista pessoal, busca veicular a motos e carros, uso de algemas, técnicas de transposições de obstáculos com varredura, remoção de guardas civis feridos e incursão em local de alto risco sob estresse.