Anuncie aqui
Anuncie aqui

Conselhos da criança e do idoso têm novos parâmetros para captar recursos

Resolução conjunta foi publicada no Diário Oficial.

O Diário Oficial do Município de Rio Claro trouxe em sua edição de sexta-feira (5) documento aprovado em conjunto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e pelo Conselho Municipal do Idoso.

Anuncie aqui

A resolução dispõe sobre os parâmetros para captação e aplicação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal do Idoso.

Na avaliação dos conselheiros, a resolução conjunta representa um grande avanço de ambos os conselhos, com um trabalho multiprofissional e intersetorial de visualizar o potencial de arrecadação do município e a aplicação eficiente deste recurso como estratégia de otimização e ampliação dos serviços do município à criança, adolescente e pessoa idosa.

Os dois fundos possuem recursos disponíveis para aplicação em programas, projetos e fomento de iniciativas garantidoras de direitos de seus respectivos públicos, geridos unicamente pelos conselhos de direito ao qual estão vinculados.

De acordo com Cristiano Rubini, presidente do Conselho Municipal do Idoso, “apesar da previsão legal da captação de recursos via imposto de renda e formas de aplicação destes recursos, Rio Claro carecia de um refinamento das opções, formas, metodologias e direcionamentos mais eficazes e atualizadas, em consonância com os cenários atuais da sociedade e da legislação”.

Conforme ressalta Vanessa Magri, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a resolução foi elaborada vislumbrando a inserção do município de Rio Claro no cenário de captação nacional, valendo-se das melhores práticas e exemplos exitosos Brasil afora, com filtros e direcionamentos pertinentes ao cenário municipal.

Dentre os avanços com os novos parâmetros de captação e aplicação de recursos, estão a possibilidade do contribuinte, em caso de pessoa jurídica, indicar projetos previamente aprovados pelos conselhos para realizar a destinação de parte de seu imposto de renda, bem como definição de percentual de retenção em favor do fundo especial, garantindo que os conselhos possam financiar programas e projetos especiais, inovadores, complementares e direcionados para os territórios, prioritários na área da criança, adolescente e da pessoa idosa. Também foram definidos critérios para utilização de recursos em reformas, adequação a normas e legislações, aquisição de equipamentos e custeio de funcionamento, garantindo organização e lisura nas transferências de recurso, sempre embasado na legislação vigente.

Cristiano Rubini afirma que “a resolução representa grande avanço para a população de Rio Claro, viabilizando uma fonte de recursos praticamente inexplorada no município, simplificando para o contribuinte e unificando os parâmetros para ambos os conselhos, além de garantir a aplicação eficiente nas demandas identificadas pelos conselhos e incluir as entidades como agentes de captação, melhorando a qualidade dos serviços e fortalecendo as parcerias com o poder público”.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

 Equipe de Rio Claro Lúcia Borges Domina 13ª Copa de Natação Master em Limeira

  Equipe de Natação Master arrasa no circuito UNAMI, batendo recordes e solidificando laços de família.   Na onda azul e vibrante...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...
Anuncie aqui

Comunidade Ciclística Presta Homenagem a Kelly Stefani de Oliveira Alves, Vítima...

Grupo "Patroas na Trilha" e Amantes do Ciclismo Reúnem-se para Recordar a Vida e o Legado de Kelly em Comovente Homenagem Póstuma. A comoção e...

Tagédia na Ponte do Esqueleto: Ciclista de Rio Claro perde a...

Kelly Stefani de Oliveira Alves, amante do ciclismo e residente em Rio Claro (SP), deixa um legado de paixão e tristeza após acidente fatal...
Anuncie aqui