Anuncie aqui
Anuncie aqui

Costa Fascinosa tem 40 casos suspeitos de covid-19

Com 2 novos casos, contagem da quarentena recomeçou e vai até dia 19.

Anuncie aqui

Pelo menos 40 pessoas que estão a bordo do navio Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, estão com suspeita de covid-19, segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o dia 1º, oito delas ainda não tinham apresentado sintomas. No domingo (5), surgiram dois novos casos suspeitos. Com isso, a contagem de 14 dias para a quarentena na embarcação recomeçou e segue até o dia 19 de abril.

De acordo com a Anvisa, um médico embarcará no navio até amanhã (8), depois de um dos médicos que estava embarcado ter descido devido a um mal-estar que, em princípio foi diagnosticado como infarto. Ainda não há diagnóstico conclusivo, mas suspeita-se de que ele tenha contraído o coronavírus. “Com um novo médico, a equipe de bordo voltará a ter quatro enfermeiros e dois médicos para fazer o atendimento dos tripulantes”, diz a Anvisa.

Na manhã de ontem, a Anvisa autorizou que o Costa Fascinosa se deslocasse para a barra do Porto de Santos, para a realização de manutenção obrigatória, exigida pelas autoridades portuárias e a Marinha. A embarcação deve voltar na noite de hoje ou amanhã de manhã para o atracadouro.

Atualmente, o navio tem 670 tripulantes a bordo. No último dia 5, 75 brasileiros que trabalhavam a bordo deixaram a embarcação após seus testes para covid-19 darem negativo e terem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o desembarque. Eles foram levados diretamente para o aeroporto.

A Anvisa já fez duas inspeções sanitárias na embarcação para verificar se todas as recomendações estavam sendo seguidas.

A Costa Cruzeiros informou, em nota, que está atuando em cooperação com os canais diplomáticos, a Anvisa e companhias aéreas para planejar o desembarque dos passageiros de forma segura do navio Costa Fascinosa.

“A companhia está trabalhando para garantir aos tripulantes o retorno aos seus destinos de origem. Todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam a preservar a saúde de todos. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras”, diz a empresa responsável pelo navio.

Movimentação de cruzeiros no Porto de Santos

Desde ontem, a Anvisa acompanha a atracação de outros navios de turismo que estavam na área de fundeio do porto. Os navios já estavam parados desde o meio de março, período em que os cruzeiros marítimos foram encerrados em função da pandemia de covid-19.

São três transatlânticos sem operação no Porto de Santos, nenhum deles com casos de covid-19 a bordo: MSC Seaview, MSC Poesia e o MSC Música. Os tripulantes estão desembarcando de acordo com o horário de voo de retorno ao país de origem, já que eles devem seguir direto para o aeroporto.

No dia 2, 54 tripulantes do navio de bandeira australiana Scenic Eclipse desembarcaram, após a comprovação de que não havia casos do covid-19 entre os embarcados. O navio estava há 26 dias sem parar em nenhum porto. Antes da autorização, a Anvisa analisou os dados de saúde a bordo e as informações da equipe médica que acompanhava a viagem.

Fonte: Agência Brasil EBC

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Assembleia Legislativa de São Paulo adere ao Pacto Ninguém se Cala

Projeto do MPSP e TRT combate violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (27/3), o procurador-geral de Justiça, Fernando José Martins,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...
Anuncie aqui