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Covabra Supermercados espera aumentar em 12% as vendas de panetone neste fim de ano

Rede que fabrica o próprio produto o ano inteiro, comercializa em novembro e dezembro o equivalente aos 10 meses anteriores.

A temporada de panetones chegou! Com a aproximação do Natal, o alimento ganha protagonismo nas prateleiras dos supermercados e o consumo nos lares brasileiros aumenta entre novembro e janeiro. Para dar conta da demanda nesse período de alta, o Covabra Supermercados aumenta a quantidade produzida, principalmente nos dois últimos meses do ano.

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“No Covabra, temos alguns diferenciais como a produção de nossa receita exclusiva, com massa madre (fermento natural), o ano inteiro. Neste período de festas, entre novembro e dezembro, vendemos a quantidade equivalente a 10 meses do ano. Nossa expectativa para 2023 é de crescer 12% em comparação com 2022, nesses dois meses”, afirma Éder Mendonça, gerente do setor de padaria da rede.

Entre novembro de 2022 e janeiro 2023, o mercado de panetones registrou faturamento de R$ 725 milhões, segundo dados da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). Nesse período, o alimento chegou a 33 milhões de domicílios, atingindo 54% de penetração nos lares brasileiros. Segundo a pesquisa, foram 42,5 mil toneladas de panetones consumidas no último período de festas.

Para 2023, a tendência para o mercado é a variedade de sabores e o uso de ingredientes de qualidade. “Os ingredientes estão entre os diferenciais de um bom panetone, por isso utilizamos insumos importados, que garantem mais sabor, mais aroma e durabilidade”, explica Mendonça. Outro diferencial é a utilização do fermento natural, que deixa a massa mais leve, saborosa e aromática, com um sabor mais abaunilhado e menos cítrico, além de ser mais digestiva.

O processo de produção demora em torno de oito horas e as fornadas são preparadas conforme a demanda em cada loja. “Em algumas unidades, é necessário produzir aproximadamente 400 panetones por dia de produção”, complementa Mendonça. O sabor mais vendido na rede é o com gotas de chocolate, que representa 55% do total. Além dele, o Covabra fabrica o tradicional de frutas cristalizadas, o trufado de avelã, o trufado bueno, o doce de leite e, também, os minipanetones e o grande de 1kg.

No mercado nacional, os dados da Abimapi mostram que o panetone tradicional representa 87,7% do total em volume, sendo o de frutas o mais vendido (53,9%). Os recheados representam 12,1% do total, sendo os trufados os mais consumidos (33,7%). Uma constatação do mercado é a utilização de minipanetones como opção de presente de fim de ano, crescendo 3,4% no último ano em relação a 2021 e atingindo aproximadamente um terço de panetones produzidos.

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