Anuncie aqui
Anuncie aqui

Daae e Whirlpool fazem plantio de 100 mudas no Mãe Preta

Quarenta alunos da escola Jovelina Moratelli participaram da ação ambiental.

Dando continuidade ao “Projeto Nascentes”, na tarde de quarta-feira (5) o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro fez, em parceria com a Whirlpool, plantio de 100 mudas no bairro Mãe Preta.

Anuncie aqui

Cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental da escola Jovelina Moratelli participaram do plantio de pequenas árvores nativas em terreno ao lado da empresa. A área conta com ao menos cinco nascentes próximas do Ribeirão Claro.

“Essa é mais uma ação do projeto desenvolvido pelo Daae, visando a conservação dos recursos hídricos no município, além de prestarmos uma homenagem não só ao meio ambiente, mas também ao Daae, que completa 49 anos nessa quarta-feira”, destaca o superintendente da autarquia, Paulo Roberto Bortolotti.

Antes do plantio, os alunos participaram de palestra ambiental no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no bairro Mãe Preta, na qual os funcionários do Daae explicaram o “Projeto Nascentes” e falaram sobre a importância da preservação e do uso racional da água. Representantes da Whirlpool falaram sobre o descarte correto de resíduos. Além dos estudantes, acompanharam as palestras aproximadamente 70 pessoas atendidas pelo Cras Mãe Preta.

“Estamos orgulhosos de fazer parte de uma ação que deixa um legado para as próximas gerações, a Whirlpool preza pela redução dos impactos ambientais em em suas operações”, comentou Renato Cerri, diretor da planta da Whirlpool de Rio Claro.

O “Projeto Nascentes” é iniciativa da prefeitura por intermédio do Daae e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, focada na recuperação, ampliação, proteção e conservação dos recursos hídricos em 10 nascentes da cidade, sendo cinco em áreas próximas ao Rio Corumbataí e cinco próximas do Ribeirão Claro.

“Parcerias como essa com a Whirlpool são fundamentais para a realização de projetos e ações em benefício da comunidade”, acrescenta o superintendente do Daae, ressaltando que empresas interessadas em participar do “Projeto Nascentes” devem entrar em contato pelo telefone 3531-5248.

Além da recuperação das nascentes, o Daae também desenvolve visitas monitoras de estudantes nas nascentes do bairro Vila Cristina e no bairro Diário Ville.

Ações

Nos últimos dois anos, o Daae fez o plantio de mais de 500 mudas, todas provenientes do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2 na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi. O Daae revitalizou toda a área do viveiro e fez a manutenção e troca de equipamentos, facilitando o trabalho dos funcionários e os cuidados com as mudas.

Atualmente, o viveiro do Daae conta com cerca de 3.200 mudas para pronta entrega de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes. O objetivo é proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

Informações sobre doação de mudas pelo Daae e agendamento de visitas às nascentes podem ser solicitados pelo telefone 3531-5248, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 3.000 mudas de árvores nativas e frutíferas. Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Em busca de (efetiva) igualdade!

Na Constituição de 1988 constou, como direito e garantia fundamental, que todos são iguais perante a lei, sem distinção...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Noite de Encanto e Magia: O 4º Baile de Máscaras no...

Uma festa deslumbrante em um cenário medieval que encantou e surpreendeu a todos os presentes. Na última sexta-feira, dia 15 de março, os portões do...

Celebração dos 51 Anos: CPP de Rio Claro, um Marco na...

Uma Jornada de Dedicação ao Professorado Paulista e um Legado de Serviços e Conquistas. Neste domingo (9), os professores se unem em comemoração aos 51...

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra 30 anos de...

Governadora do distrito 4590, Maria da Graça Araujo dos Santos Denofrio, marca presença em evento festivo.   No último dia 1 de Fevereiro, o Rotary Club...
Anuncie aqui

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...

São Paulo segura o Flamengo e conquista título inédito da Copa...

O time paulista venceu o primeiro jogo e empatou o segundo, garantindo vaga direta à Libertadores.   O São Paulo é o grande campeão da Copa...
Anuncie aqui