Anuncie aqui
Anuncie aqui

Daae inicia plantio de mil mudas em área rural às margens do rio Corumbataí

Ação será feita até o dia 11 de junho com escolas do município. Mudas são do viveiro da autarquia.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro deu início na manhã de terça-feira (4), ao plantio de mil mudas de árvores nativas e frutíferas em área rural do município, às margens do rio Corumbataí, com a participação de alunos da Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães.

Anuncie aqui

“Gostei muito dessa atividade porque estamos ajudando o meio ambiente. Quando a gente crescer, nós vamos usar essa água, então é importante preservar”, comentou Pedro Henrique Canto, de 14 anos.

As atividades estão sendo feitas em comemoração à semana do meio ambiente e fazem parte do “Programa de Recuperação de Área de Preservação Permanente do Rio Corumbataí”. Os plantios com as escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública e particular de Rio Claro serão feitos até o dia 11 de junho.

“Fazemos esse trabalho de monitoramento, recuperação e proteção de nascentes no município desde 2017, com mudas do viveiro da autarquia”, explica José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Nascentes.

O plantio das mil mudas está sendo feito em área próxima à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), na Estrada do Sobrado. O local foi escolhido após estudo da bacia hidrográfica feito pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Rio Claro (UGP), com visita de campo e imagens via satélite.

“Para realizarmos esse trabalho de proteção dos mananciais e recomposição da mata ciliar na zona rural, é fundamental termos o consentimento e a colaboração dos proprietários, autorizando nossa entrada, como aconteceu nessa área”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.

De acordo com a assistente agropecuária da Casa de Agricultura de Rio Claro, Melissa Pin Lucheti Sampaio, essa ação também é importante para os produtores rurais em termos de adequação ambiental de seus imóveis à etapa posterior ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os interessados em aderir ao programa de recuperação ambiental devem ligar para a gerência de Meio Ambiente do Daae, no telefone 3531-5248, em horário comercial.

A atividade conta com o apoio das secretarias municipais da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção; Educação e Meio Ambiente e também da Casa de Agricultura de Rio Claro e do Consórcio PCJ.

Também é mais uma ação desenvolvida pelo município de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Projeto estimula prática da leitura e escrita em Rio Claro

Projeto é realizado por meio do ProAC, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen. Rio Claro foi a cidade escolhida...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...

Operação Policial em Rio Claro: Receptação e Tráfico de Drogas Resultam...

Ação da Polícia Militar culmina na detenção de indivíduos envolvidos em crimes de receptação e tráfico de entorpecentes na cidade. Na madrugada desta terça-feira (18),...
Anuncie aqui