Anuncie aqui
Anuncie aqui

Defesa Civil alerta para temporais que atingirão Estado de SP a partir desta quarta

De acordo com Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, chegada de uma frente fria trará chuva para todas as regiões.

A Defesa Civil do Estado SP alerta para a chegada de uma frente fria ao estado a partir do final da tarde desta terça-feira, 24, com previsão de fortes temporais para todas as regiões do Estado de São Paulo entre quarta-feira, 25 e sexta-feira, 27. Durante este período haverá queda nas temperaturas, principalmente nos municípios da faixa leste. Há possibilidade de pancadas de chuvas virem acompanhadas de queda de raio e queda de granizo, além de rajadas de vento de até 70km/h.

Anuncie aqui

Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Região do Vale do Ribeira e Itapeva são esperados acumulados de até 50mm. Na região de Campinas e Sorocaba os acumulados ficarão em 70mm. Já nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte a previsão são de 80mm, durante as 72 horas do alerta, chuva considerada moderada. No entanto, aos municípios da faixa leste requerem atenção especial, o que inclui o Litoral Paulista, haja vista a existência de um número maior de áreas de riscos nestes locais.

No interior do estado é esperada a maior concentração de chuva. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto os acumulados podem chegar aos 100mm, chuva considerada forte. Em todas as regiões haverá presença de rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, além de raios e granizo.

Os moradores destas regiões devem permanecer atentos às recomendações da Defesa Civil. Jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Ao ouvir um trovão devem procurar um local coberto e evitarem permanecer parados embaixo de árvores.

As pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

Como há previsão de rajadas de vento em todo o estado é fundamental adotar alguns cuidados. É recomendado evitar estacionar veículos próximos às árvores, profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Nas áreas litorâneas, devido a essas rajadas de vento, a agitação marítima ficará mais intensa, logo, durante o período do alerta, não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações e evitem adentrar em alto mar. A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados.

Sistema de Defesa Civil em prontidão

A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Recomendamos às Defesas Civis Municipais que permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Enigma e Tristeza: Mistério Envolve a Descoberta de Corpo em Kitnet em Rio Claro

Mistério cerca a morte de Jorge Henrique de Oliveira Castro, de 42 anos, em residência na Rua 6-A, no...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Casal que foi encontrado morto em carro era apaixonado por viagens...

Bianca Alves e Renato Dias voltavam de uma viagem para a Argentina quando pararam para descansar e morreram. A suspeita é que eles tenham...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...
Anuncie aqui

Jovem que estava desaparecida diz para PM que fugiu de casa...

Jovem foi localizada em Piracicaba nesta quinta-feira (25) e caso foi levado à DDM. Uma adolescente de 15 anos, que estava desaparecida, relatou à Polícia...

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...
Anuncie aqui