Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dheimison lamenta gritos homofóbicos e ofensas à esposa em jogo do Rio Claro na A2

Galo Azul fez campanha contra homofobia nos estádios em 2017

O goleiro Dheimison, do Rio Claro, comentou sobre as ofensas de cunho homofóbico gritados pela torcida da Portuguesa Santista no confronto entre as equipes, nesse domingo, no Ulrico Mursa, em Santos, pela Série A2 do Paulista.

Anuncie aqui

Além de confirmar os gritos da torcida, que levaram o jogo a ser paralisado pelo árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues, o goleiro disse também que os torcedores da Briosa começaram a ofender sua família.

– Por ser torcida próxima, eu já sabia que seria xingado. Depois quando começava a bater tiro de meta, eles começavam a gritar nomes homofóbicos, sim. O que me incomodou mais foi quando começaram a gritar o nome da minha esposa, que não tinha nada a ver com a história, até invadiram a rede social dela – revelou Dheimison.

Segundo constatado na súmula, torcedores da Portuguesa Santista proferiram gritos preconceituosos quando o arqueiro ia fazer a cobrança de tiro de meta.

Em agosto de 2019, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que cantos e atitudes homofóbicas nos estádios brasileiros sejam passíveis de punição. Clubes podem perder pontos nos campeonatos que disputam por conta das ofensas.

O caso se encaixa como uma infração ao artigo 234-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o qual fala sobre “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

Em 2017, Rio Claro lançou campanha contra homofobia nos estádios — Foto: Reprodução/Facebook

Mas antes mesmo da determinação do STJD, o Rio Claro já tinha se posicionado contra esse tipo de comportamento das torcidas nos estádios brasileiros. Em 2017, sob comando do publicitário Rafael Porto, o clube foi pioneiro ao lançar uma campanha pelo fim do preconceito no futebol.

– Foi um coletivo de torcedores, quisemos intensificar o futebol como meio de inclusão, não segregação. Ficamos chateados, pois sabemos que a luta contra o preconceito no futebol é uma trabalho de formiguinha e que não vai ser resolvido pelas atitudes de um time, um torcedor, uma torcida, mas a sociedade inteira precisa participar desse trabalho para que o resultado seja alcançado – disse o idealizador da campanha do Galo Azul.

Até o momento, não houve punição sobre o caso desse domingo. Dheimison, inclusive, disse já estar focado na recuperação do Rio Claro na Série A2 após a derrota por 2 a 1 para a Briosa.

– Ficou no passado, uma coisa que não espero que aconteça no futuro nem comigo ou outras pessoas. Já assimilamos a derrota e estamos focados para enfrentar o Juventus – completou o goleiro.

A partida contra o Moleque Travesso acontece no sábado, às 16h, no Augusto Schmidt.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Patrulhamento Eficaz: Polícia Militar Captura Quatro Procurados em Cinco Horas

Operação do 37° Batalhão Resulta na Prisão de Criminosos em Diferentes Municípios Na tarde de ontem (23), policiais militares do...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...
Anuncie aqui