Anuncie aqui
Anuncie aqui

Dia de Santo Antônio é celebrado na Vila Paulista

A comunidade da Vila Paulista celebra hoje o Dia de seu Padroeiro com intensa programação

A festa iniciou no último dia 2 de junho com a tradicional Quermesse de Santo Antônio e prossegue até o dia 16. No dia 13, dia de Santo Antônio, a Capela esteve em festa com inúmeras celebrações. Logo pela manhã, a Benção do bolo pelo Pe. Wanderley Calça.

O bolo de Santo Antônio tem uma ligação com as bênçãos do Matrimônio. Por isso ele é tão difundido e procurado por toda comunidade rio-clarense. Aliás, o bolo é confeccionado em inúmeras festas religiosas em Rio Claro e acabou virando uma tradição. Muitos cultivam o bolo para pedirem bênçãos principalmente no matrimônio. Os fiéis ao comerem o bolo, devem estar de coração aberto para receber a Graça de Deus.

Anuncie aqui

Diz Pe. Wanderley Calça

Outra tradição da festa é a benção do Pão

O pão é uma antiga tradição, o milagre do pão lembra o alimento da espiritualidade que liberta os fiéis das ciladas do inimigo. O pão é o alimento do corpo e do espírito que deve ser ingerido como pedidos de interseção e confiança em Deus

Finaliza Pe. Wanderley

Ao abençoar os pães Pe. Newton Furtado Pereira disse a comunidade

Esse é o pão do Amor em Cristo, o pão da segurança, o pão do perdão, o pão da gratidão, o pão do respeito, o pão da saúde. Ao se alimentarem deste pão que ele seja um simbolo de Fé no Amor de Cristo.

Disse Pe. Newton

Padre Newton também fez a leitura do evangelho da multiplicação dos pães e após sua homilia contou um dos milhares de Santo Antônio, o qual o Santo prega para os peixes.

A festa tem continuidade hoje ás 18h30 com a procissão. As 19 horas Missa em Louvor a Santo Antônio e na sequência animada quermesse com barracas típicas. A quermesse continua no próximo sábado 16.

 

História

Santo Antônio, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica.

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Depois foi transferido para Coimbra, permanecendo lá por 10 anos onde foi ordenado sacerdote. O dom da palavra transbordava do jovem padre. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos e muda para o Mosteiro Franciscano.

Santo Antônio faz o pedido de ir para o Marrocos em uma missão evangélica. No meio do caminho, Frei Antônio fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália e para na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio, meu Bispo e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro.

Enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento.

Após a morte de São Francisco, ele foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco.

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.

E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Alunos distribuem mudas de árvore em praça pública

Evento teve a participação de alunos do Colégio Alem. Alunos do Colégio Alem fizeram a distribuição de mudas de árvores...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...
Anuncie aqui