Com aumento do interesse do consumidor, Covabra Supermercados, rede que comercializa o produto há 10 anos, ampliou o número de unidades com o alimento
Nesta terça-feira, (26), foi celebrado o Dia do Cacau, fruto exótico que tem sabor adocicado e pode ser utilizado na produção de sucos, vitaminas, bolos e diversas outras receitas. O Brasil produz cerca de 265 mil toneladas por ano da iguaria e é o sétimo maior produtor mundial de cacau. Segundo a Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), a meta para o país é aumentar a produção em 60 mil toneladas até o ano de 2025.
O cacau consumido in natura tem ação antioxidante, anti-inflamatória e é um grande aliado do coração, uma vez que auxilia na circulação sanguínea; quanto maior o teor de cacau, mais benéfico para a saúde. Ele também pode ser consumido como amêndoas (nibs), cacau em pó 100% ou chocolate com quantidade de cacau de 70%. “Os chocolates processados não oferecem todos esses benefícios quando comparados aos que contêm maior quantidade de cacau e devem ser ingeridos com moderação”, explica a nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto.
A semente do cacau é a principal matéria-prima na fabricação do chocolate. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) apontam que o brasileiro consome, em média, 3,9 kg por ano. Em 2023, a produção de chocolate foi de 805 mil toneladas, 6% maior que no ano anterior, quando foram produzidas 760 mil toneladas.
Produzido principalmente no Pará e na Bahia, o fruto desperta a curiosidade das pessoas. Presente em 11 cidades do interior de São Paulo, o Covabra Supermercados comercializa o fruto há 10 anos. “Com o aumento da procura pela fruta in natura, passamos a oferecer o produto em mais lojas da rede”, explica o gerente de compras do setor de frutas, legumes e verduras do Covabra, Jean Felipe Chioratto de Oliveira.
Para garantir qualidade e confiança nos produtos que são oferecidos pela rede, o Covabra Supermercados está conectado ao RAMA. “O programa permite saber a origem do alimento até a prateleira do supermercado, incentivando as boas práticas agrícolas e monitorando se o uso dos defensivos agrícolas estão dentro do permitido pela legislação. Monitoramos o uso de defensivos agrícolas em 100% dos produtos de nosso hortifrúti”, pontua Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede.
Além da fruta in natura que pode ser encontrada em algumas unidades da rede, também é possível adquirir outras formas de cacau, como em pó 100% ou chocolate com 70% de cacau. Para quem compra no e-commerce do Covabra até às 13h, a entrega é feita no mesmo dia. O cliente também pode optar por retirar na loja, utilizando uma vaga exclusiva para retiradas.