DCIM100MEDIADJI_0013.JPG
Anuncie aqui

Rio Claro é referência e já ministrou cursos a várias cidades sobre uso dos equipamentos.

Os drones utilizados pela Defesa Civil de Rio Claro foram destaque no exercício simulado sobre rompimento de barragem realizado nesta semana no município de Americana, com a participação de dez cidades. Os equipamentos foram usados para filmar os trabalhos das equipes de resgate e as imagens foram transmitidas em tempo real ao gabinete de crise montado para a simulação.

Rio Claro se firmou como uma das principais referências no estado de São Paulo no uso dessa tecnologia para auxílio em serviços à comunidade. Vários municípios já enviaram representantes para fazerem curso de operação das aeronaves com a Defesa Civil rio-clarense.

Anuncie aqui

Desde que começaram a ser utilizados pela prefeitura, em agosto do ano passado, os drones já participaram de mais de 200 missões, incluindo mapeamento e monitoramento de áreas de risco, ações em apoio a órgãos da administração municipal a da segurança pública. “A utilização da tecnologia de forma correta reduz prejuízos, poupa recursos, esforços físicos, e principalmente, poupa vidas”, destaca o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

O diretor municipal de Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo lembra que nesse período, Rio Claro treinou servidores públicos de 22 órgãos, rio-clarenses e de outros municípios. “Atendemos defesas civis, bombeiros, policiais militares e muitos outros profissionais com o curso sobre operação de drones”, explica. “Hoje somos referência no emprego desse tipo de ferramenta, o que mostra a seriedade com que tratamos desse assunto”, finaliza.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta os investimentos feitos pela prefeitura no setor de segurança, como as novas viaturas, armamento e cursos para a Guarda Civil Municipal, reativação da Patrulha Rural, as centrais de segurança integrada e novas câmeras de monitoramento.

Anuncie aqui