Fluxo de atendimento foi tema da atividade realizada nesta sexta-feira (12).
Profissionais que atuam no setor de saúde mental e reabilitação da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro participaram nesta sexta-feira (12) de treinamento sobre o fluxo de atendimento no setor.
A atividade reuniu psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem e setor administrativo. “As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família são portas de entrada para os atendimentos e, a partir de cada caso, o paciente é encaminhado para o serviço de saúde adequado”, observa Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental.
Reuniões com a equipe são realizadas bimestralmente e, na próxima semana, a atividade será ministrada para profissionais que atuam nas unidades da atenção primária. “É fundamental que as equipes sejam atualizadas sobre os procedimentos para os encaminhamentos, o que reflete da qualidade do atendimento”, acrescenta Nathalia.
Na rede municipal de saúde, a partir do primeiro atendimento na unidade de saúde, o paciente é encaminhado para novas consultas ou avaliações, de acordo com cada situação. O atendimento é realizado conforme o risco de cada caso, podendo ser feito em um dos Caps do município; com psicólogo da equipe multi; ou em grupos terapêuticos.