Custo estimado é de R$ 202,6 milhões em todo o estado. Agora, abertura de propostas de empresas interessadas está marcada para 26 de fevereiro.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) republicou nesta terça-feira (16) o edital de licitação para implantação de radares em rodovias do Estado de São Paulo. Estão previstos 27 radares na região de Piracicaba (veja a lista abaixo).
O edital prevê um custo de R$ 202,6 milhões e um prazo de 12 meses de contrato e a abertura das propostas das empresas interessadas em assumir o serviço está agendada para 26 de fevereiro.
Ao todo, estão previstos 649 novos aparelhos de fiscalização em todo o estado, divididos em 14 regiões. Segundo a pasta, os novos equipamentos são mais modernos e eficientes, com capacidade de transmissão de informações em tempo real.
A previsão é que os novos equipamentos estejam em operação já no primeiro semestre de 2024.
Na região, os 27 radares serão instalados em trechos importantes da região, como Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), Margarida das Graças Martins (SP-135) e Luis Ometto (SP-306), além de outras menores e de interligação.
Os trechos passam por Piracicaba, Limeira, Santa Bárbara d’Oeste, Iracemápolis e Nova Odessa. Veja todos os pontos de instalação previstos.
Novos radares previstos na licitação do DER na região de Piracicaba:
Como serão os novos radares?
O edital detalha que, futuramente, os novos radares também poderão fazer a leitura de placas e contagem de automóveis nas vias;
Todas as informações captadas pelos equipamentos serão transmitidas em tempo real para o sistema do DER.
Serão quatro tipos de equipamentos instalados em todo estado:
Radares do tipo fixo controlador eletrônico de velocidade: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico;
Radares classificatórios do tipo fixo controlador eletrônico composto: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico e diferenciar os veículos (vários eixos, veículos leves, motos, carros etc);
Radares do tipo fixo redutor eletrônico de velocidade: fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação à velocidade diretriz da via, em trechos críticos e de vulnerabilidade dos usuários da via;
Radares do tipo fixo redutor eletrônico composto: como as lombadas eletrônicas, por exemplo.
Contrato anterior terminou em 2020
O término do contrato anterior ocorreu no segundo semestre de 2020. Já em novembro daquele ano o DER-SP informou que tinha lançado licitação para contratar uma nova empresa.
Desde então, a concorrência sofreu uma série de adiamentos. Em um deles, em 2022, o motivo foram questionamentos sobre o edital por empresas.
Nesta época, o edital previa um contrato de R$ 326,1 milhões e 22 radares na região de Piracicaba.
O último adiamento ocorreu no mês passado. A abertura de propostas de empresas interessadas estava prevista para 8 de janeiro.
Fonte: G1 Piracicaba e Região