A rede social Facebook saiu do ar por volta das 16h desta segunda-feira (12) e ficou inacessível para milhões de usuários em diversos países. No Brasil, ao tentar acessar a página na internet, os usuários viam uma mensagem que dizia, em inglês: “Desculpe, algo deu errado. Nós estamos trabalhando nisso e vamos corrigir o problema o mais rápido possível.”

O problema é generalizado, como mostra o site Down Detector, que reconhece os momentos em que essas falhas acontecem graças ao forte fluxo de usuários pesquisando se um serviço está fora do ar. O pico de reclamações acontece a partir das 15h30 no horário de Brasília.

Aparentemente, outros serviços do Facebook, como Instagram e WhatsApp, não foram afetados.

O mapa da plataforma também mostra que os maiores focos de reclamações são Brasil e Estados Unidos, que são as duas áreas mais populosas na parte do globo onde ainda é dia. Também é possível perceber alguns pontos de reclamações na Europa.

O site ficou fora do ar por cerca de 30 minutos no Brasil. Procurada, a empresa não informou a razão do problema. “Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o quanto antes”, disse o porta-voz da empresa, por meio da assessoria de comunicação.