Anuncie aqui
Anuncie aqui

Falta vacina contra difteria, tétano e coqueluche em 7 postos de saúde de Rio Claro

DTP é reforço da pentavalente, que também esteve em falta. Ministério da Saúde começou a enviar parcialmente frascos, diz estado; orgão foi procurado, mas não se manifestou.

Pelo menos sete postos de saúde de Rio Claro (SP) estão com falta da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche e deve ser tomada por crianças com 1 ano e três meses de idade e quatro anos.

Anuncie aqui

De acordo com o governo do estado, o problema de abastecimento vem desde o ano passado, quando o Ministério da Saúde começou a enviar parcialmente os frascos. O orgão do governo federal foi procurado pela EPTV, afiliada da TV Globo, mas não deu resposta.

Sem doses

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Nicolino Maziotti, no Jardim Cervezão, os lotes que chegam não têm quantidade suficiente para atender os moradores do bairro.

A demanda da unidade é de 120 doses por mês, mas em janeiro, recebeu somente a metade e neste mês não recebeu remessa até esta quarta, quando chegaram 20 doses no final da tarde.

Vacina DTP está em falta em Rio Claro. — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com a infectologista Suzi Berbert, a falta da vacina é motivo de preocupação, mas os pais podem aguardar porque a criança já foi imunizada e a DTP é um reforço.

“São doenças que estão sob controle e a coqueluche seria esperada em meses mais frios. A criança já faz três doses dessa vacina dos 2 aos 6 meses de idade, quando tomam a pentavalente. Então as crianças com um ano já tomaram uma proteção contra essas doenças e o que precisa são as doses de reforço”, disse.

As vacinas pentavalentes também tiveram a distribuição interrompida no ano passado e, depois de quatro meses em falta, voltou a ser distribuída em janeiro.

Prefeitura e estado

A prefeitura informou que recebia 700 doses da vacina por mês e, na quinta-feira (13), após três meses de atraso, recebeu apenas 300 doses.

Por causa do déficit, as unidades de saúde estão priorizando a aplicação nas crianças que não foram vacinadas.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que a responsabilidade da compra e distribuição é do Ministério da Saúde e que, desde o ano passado, o envio das doses tem sido irregular.

Informou ainda que, em fevereiro, 4 mil doses foram enviadas para a regional de Piracicaba, que abrange 26 municípios, entre eles Rio Claro.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Agita Escola reuniu famílias no Bairro do Estádio

Evento gratuito é realizado em escolas municipais. No sábado (20), crianças moradoras da região do Bairro do Estádio participaram da...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rotary Club de Rio Claro celebra o Dia Internacional da Mulher...

Evento reúne personalidades femininas . No último dia 11 de março, o Rotary Club de Rio Claro celebrou de maneira memorável o Dia Internacional da...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...

São Paulo e Flamengo decidem título da Copa do Brasil

Na partida de ida o Tricolor Paulista foi melhor e venceu o jogo por 1 a 0. Chegou a hora de conhecer o campeão da...
Anuncie aqui

Empresário Carlos Baquião Martins, da Minas Tintas, Recebe Título de Cidadão...

Na noite de quinta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Rio Claro brilhou em uma solenidade singular, honrando um dos mais destacados empresários...

Coro é eleito presidente da Escola de Samba Samuca em Rio...

Coro Assume Presidência da Escola de Samba Samuca em posse marcada para o dia 1 de maio. Em uma eleição marcada pela emoção e tradição,...
Anuncie aqui