Idosos rio-clarenses terão novo serviço oferecido pelo município.

A implantação de Núcleo de Atenção Especial ao Idoso foi assunto tratado em reunião realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. “Reconhecemos a importância dos idosos em nossa sociedade e queremos ampliar o apoio que oferecemos a eles para que tenham mais qualidade de vida”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

“O núcleo será um local para receber, acolher e direcionar os idosos de acordo com as necessidades por eles apresentadas”, explicou Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos, acrescentando que a implantação deste serviço é um projeto da administração municipal que deve ser colocado em prática.

Na reunião com coordenadores de grupos de terceira idade também foram discutidas as diretrizes e planejamento de trabalho para o segundo semestre deste ano. “É importante discutirmos com os idosos as ações e atividades que serão realizadas, para conhecimento e também para que possam participar das decisões tomadas”, frisa a presidente Paula Silveira Costa.

Entre os eventos já definidos para o semestre está a Semana do Idoso, programada para o início de outubro com atividades de lazer e também espaço para a discussão de políticas públicas e direitos dos idosos. “Será uma semana de reflexão e principalmente festiva, já que a participação do idoso na sociedade se dá durante o ano todo”, observa Rita Mac Knight, gerente do Fundo Social.

Solenidade de abertura, palestra, festival de dança, baile e bingo beneficente integram a programação da 36ª Semana do Idoso de Rio Claro, que neste ano terá como tema “Envelhecer com saúde: direito de todos”.

Os coordenadores de grupos também foram informados sobre regras para uso do ônibus, disponibilizado gratuitamente para viagens com grupos da terceira idade. Um pouco do trabalho realizado pelo Conselho Municipal do Idoso foi apresentado por sua presidente, Elisa Maria Machado Terra. Também participaram da atividade os diretores do Fundo Social, Lenir da Silva Lima e Wellington de Oliveira.