Investimento será de R$ 196,8 milhões em todo o estado. Equipamentos devem entrar em operação em rodovias estaduais no primeiro semestre de 2024.
A fiscalização eletrônica nas rodovias administradas pelo Departamento do Estradas e Rodagens (DER) nas regiões de Araraquara e Rio Claro (SP) deve ficar mais rígida com a instalação de 76 novos radares em 2024.
Os novos equipamentos que monitoram a velocidade dos condutores estão previstos em um edital de licitação do órgão, que foi publicado no fim do mês de novembro.
Em todo o estado serão 649 equipamentos, totalizando um investimento de R$ 196,8 milhões. Os radares serão instalados por divisão regional, sendo que as que contemplas as cidades da região são as DRs 4 e 13 – Araraquara e Rio Claro.
Como serão os novos radares?
O edital detalha que, futuramente, os novos radares também poderão fazer a leitura de placas e contagem de automóveis nas vias;
Todas as informações captadas pelos equipamentos serão transmitidas em tempo real para o sistema do DER.
Cronograma
Segundo o DER, as propostas e documentação das empresas interessadas devem ser entregues até as 10h do dia 8 de janeiro de 2024, na sede do DER. A abertura dos envelopes será feita a partir das 10h01 do mesmo dia.
Fonte: g1 São Carlos e Araraquara